TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Bento Gonçalves é destaque no Estudo de Competitividade do MTur 2009
   
     
 


17/12/2009

Bento Gonçalves é destaque no Estudo de Competitividade do MTur 2009
Segundo pesquisa, região Sul tem os melhores indicadores de competitividade turística do Brasil

O município de Bento Gonçalves é destaque no Estudo de Competitividade Turística 2009 dos 65 destinos indutores do Brasil, apresentado pelo Ministério do Turismo na noite de 3ª feira, 8, em Brasília. O prefeito, Roberto Lunelli, e a secretária municipal de Turismo, Ivane Fávero, representando o município, receberam premiação pela cidade estar entre aquelas com os melhores índices na pesquisa. O Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009 foi feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo (MTur) e do SEBRAE Nacional.

Segundo o MTur, a região Sul tem os melhores indicadores de competitividade turística do Brasil. Além de Bento Gonçalves, outros cinco destinos indutores da região sul estão entre os líderes de competitividade do setor, de acordo com os novos indicadores da evolução da atividade turística dos 65 destinos.

Juntos, os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná apresentaram a melhor avaliação para nove dimensões da pesquisa: Infraestrutura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Monitoramento, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais e Aspectos Ambientais. A região é também a mais bem preparada na dimensão Políticas Públicas. A qualificação das estruturas municipais de apoio ao turismo, alto grau de cooperação público-privada e governamental, além da presença de planejamento para a cidade e para a atividade turística ajudaram na conquista do nível quatro de competitividade turística.

Os Estados do Sul também se destacam no item grau de estruturação nas questões de Infraestrutura Geral - estrutura urbana nas áreas turísticas, capacidade de atendimento médico, fornecimento de energia e serviço de proteção ao turista.

Os altos níveis também são alcançados nos Aspectos Sociais. A soma de fatores como o uso dos atrativos e equipamentos turísticos pela população local (considerado indicativo de qualidade de vida), e a realização de políticas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes justificam os índices.

Estudo de Competitividade Turística

Segundo divulgado pelo MTur, os municípios brasileiros estão mais bem estruturados para receber turistas no país, conforme aponta o Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Relatório Brasil 2009. O levantamento, feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) a pedido do Ministério do Turismo (MTur) e do SEBRAE Nacional é o segundo da série iniciada em 2007. Resulta da pesquisa de campo realizada pela FGV entre abril e outubro deste ano, quando os pesquisadores refizeram o caminho percorrido há dois anos.

O primeiro levantamento foi divulgado no ano passado, com dados apurados no final de 2007 e início de 2008. O documento representa o marco zero para medição do índice da competitividade dos 65 destinos.

Municípios de todas as regiões do País, incluindo as 27 capitais, apresentaram melhorias na maioria dos quesitos avaliados. Houve queda em monitoramento e manutenção do mesmo indicador do ano passado em aspectos culturais. As demais dimensões são: Infraesturura Geral, Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Atrativos Turísticos, Marketing e Promoção, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Economia Local, Capacidade Empresarial, Aspectos Sociais, e Aspectos Ambientais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bento Gonçalves
Autor: Gisele Garcia de Oliveira
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br