TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Curso gratuito no Sindilojas Porto Alegre requalifica ex-guardadores de carro
   
     
 


20/02/2020

Curso gratuito no Sindilojas Porto Alegre requalifica ex-guardadores de carro
Turma de 12 alunos participou de um curso de requalificação na Gestão da Excelência no Varejo

Grandes mudanças muitas vezes precisam de uma rede de suporte para serem possíveis. Pensando nisso, o Sindilojas Porto Alegre, em apoio às iniciativas do Sine e da Prefeitura de Porto Alegre, promoveu um curso gratuito para requalificar ex-flanelinhas da cidade. A proposta previa apresentar uma alternativa à atividade dos guardadores de carro, que está proibida na Capital em decorrência da Lei dos Flanelinhas, sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior em janeiro deste ano.

Com seis horas de duração, o curso de Gestão da Excelência no Varejo foi oferecido gratuitamente pela professora Luciana Roberta de Moura, que também ministra capacitações para os associados do Sindilojas Porto Alegre. "O conteúdo foi ajustado a partir de vários treinamentos que já realizamos no Sindilojas em outras oportunidades. Então, não há nada menos. É uma acolhida completa. Existe um esforço de todas as entidades que se propuseram a participar da requalificação para que eles possam se desenvolver, basta quererem a mudança", comentou a professora. 

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, esta também é uma forma de contribuir para o desenvolvimento da cidade e do varejo. "Fez todo sentido, quando o Sine e a prefeitura nos procuraram, oferecermos esse curso de excelência no atendimento e vendas para ajudar na reintegração dos flanelinhas ao mercado de trabalho. O varejo sempre tem vagas e vamos colocar esses currículos em nosso banco", disse.

"É muito importante contar com a parceria do Sindilojas Porto Alegre, que sempre se envolve com esse olhar mais humano para as questões do município. E este trabalho em rede mostra o quanto é importante unirmos forças para qualificar as pessoas", ressaltou o secretário interino de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Nelson Beron.  

Expectativas superadas

A turma foi composta por 12 alunos, que participaram atentamente do treinamento, incluindo uma etapa de simulação de entrevista de trabalho. Após o curso, todos receberam certificado de conclusão.  

"A princípio, eu não tinha ideia do que realmente se tratava, Mas foi de ótima qualidade, muito bem aproveitado em todos os fatores. Vou levar como mais uma experiência na minha vida profissional e como uma inovação no meu modo de pensar sobre tudo isso. Trabalhei por 15 anos como guardador de carro e agora é uma nova etapa, quero uma vida profissional. Espero que todos enxerguem e deem uma oportunidade, que nos vejam de uma forma mais humanizada", contou Oscar Luiz da Silva, de 52 anos. 

Enquanto para Oscar esta não foi a primeira capacitação feita, para Alisson Rafael Bitencout de Oliveira, de 20 anos, foi a primeira oportunidade. "Eu nunca fiz um curso. Agora eu tenho um certificado para mostrar para a minha mãe. Quero encontrar um trabalho, quero sair dessa situação que me encontro de morar na rua", contou. 

Após 23 trabalhando como flanelinha, Antônio Carlos da Silva, de 41 anos, foi um dos participantes.  "Honestamente, a minha expectativa quando eu cheguei era zero. Mas, no decorrer do curso, eu vi que tem solução. Estou sem palavras pela recepção que tivemos aqui", concluiu. 

Sobre o Sindilojas Porto Alegre 

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como cursos de qualificação, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação e Aloha Boeck Santos - Analista de Comunicação e Marketing
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação Sindilojas


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br