TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Fecomércio-RS segue defendendo extinção do Piso Regional
   
     
 


19/02/2020

Fecomércio-RS segue defendendo extinção do Piso Regional
Mesmo depois de enviada a proposta de reajuste, entidades pedem ao governador Eduardo Leite que reveja mínimo incompatível com a realidade econômica do RS

Descolada da realidade econômica do Rio Grande do Sul, a manutenção de um piso salarial regional no Estado vem prejudicando a produtividade e a competitividade da economia gaúcha, na visão da Fecomércio-RS. O piso regional foi criado em 2001, em um contexto de salário mínimo nacional defasado. Nas últimas décadas, o cenário mudou, com expressivos reajustes, levando à extinção da conjuntura que justificaria e sustentaria a existência de um piso regional diferenciado. Tendo em vista esta realidade, a Fecomércio-RS protocolou no último dia 14, em conjunto com a Farsul e a Fiergs, um pedido para que o governador Eduardo Leite considere o fim do salário mínimo regional. Nesta terça-feira (18/02), o Governo do RS enviou uma proposta de aumento de 4,5% para cinco faixas salariais. As entidades gaúchas seguem defendendo a extinção.

Para visualizar o quanto o salário mínimo regional gaúcho se distanciou da realidade econômica, basta analisar a relação entre o crescimento econômico e o aumento do piso. Entre 2001 e 2019, enquanto a inflação acumulada (IPCA) foi de 216,0%, o piso regional foi reajustado em 719,3%, acumulando um ganho real de 159,2%. Neste mesmo período, o PIB gaúcho cresceu 40,3%. De 2003 a 2017, o Rio Grande do Sul foi o penúltimo estado da Federação em crescimento econômico e, entre 2001 e 2018, o antepenúltimo em geração de empregos formais. Mesmo assim, mantém um mínimo que, se congelado em 2020, ainda estará 18,4% acima do salário mínimo nacional.

O que a divergência entre os números indica, se traduz na prática. “Ao manter um piso com reajustes desproporcionais ao crescimento econômico, o Estado se torna menos atrativo para empresas de fora e limita o crescimento dos negócios aqui baseados, já que as empresas que competem em mercados de outros Estados não conseguem ajustar seus preços a um piso sobrevalorizado”, afirma o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Segundo ele, outro ponto a destacar é que a liberdade das negociações coletivas de diversas categorias é afetada e as pessoas com menor nível de escolaridade e renda ficam mais vulneráveis à informalidade quando o mercado se torna incapaz de arcar com reajustes acima da sua taxa de crescimento.

Sobre o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac - A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui 103 sindicatos filiados e representa mais de 546 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,5 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS. Mudar a vida das pessoas por meio da educação profissional é o compromisso do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul – Senac-RS, que já capacitou mais de sete milhões de gaúchos em sete décadas de atuação. Ofertando educação profissional em todos os níveis de ensino, da Pós-Graduação ao Jovem Aprendiz, na modalidade presencial e a distância, a entidade conta com mais de 60 pontos de atendimento que possibilitam atender todos os 497 municípios gaúchos. Já o Sesc/RS atua promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 70 Unidades. Mais informações pelos sites: www.fecomercio-rs.org.br/www.senacrs.com.br e www.sesc-rs.com.br/

Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br