TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Doação de sangue cai e demanda de transplante aumenta no Carnaval
   
     
 


18/02/2020

Doação de sangue cai e demanda de transplante aumenta no Carnaval
A conta não fechou em fevereiro dos últimos três anos e, o desequilíbrio maior ainda se dá na época do Carnaval

Enquanto o número de doadores de sangue cai, em média, 39% em relação ao volume habitual de coletas, a demanda por transplantes de órgãos aumenta em até 20% no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), nesse período. “Carnaval, feriado de Navegantes e volta às aulas impactam negativamente na doação de sangue. Em contrapartida, as pessoas viajam mais e acidentes acontecem, crescendo a oferta de doação órgãos. Mas, quando não tem sangue no estoque, os transplantes são impactados diretamente”, explica o chefe do Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas, Leo Sekine.

Além disso, o suporte aos acidentados que necessitam de sangue segue 24 horas, de segunda a segunda. “Também toda a rotina costumeira do hospital se mantém, entre elas as cirurgias e o atendimento de pacientes de alta complexidade. E, para este tipo de assistência, há um grande contingente de transfusões”, ressalta Leo.

Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o Banco de Sangue do HCPA está com os estoques críticos para quatro tipos de sangue. Esta situação tende a piorar antes e depois do Carnaval, caso a população não se mobilize para doar. O estoque de sangue pode ser visualizado em: http://bit.ly/2ylwMDJ.

O Banco de Sangue fica na Rua São Manoel, 543 - 2º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e aos sábados, das 8h às 12h (limitado a 80 doadores). Para agilizar o atendimento, é possível agendar a doação através do link https://bit.ly/2HLaY9z

Fonte: Coordenadoria de Comunicação HCPA
Autor: Elstor Hanzen
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br