TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
É verão: cuidado com a fatia de limão no copo
   
     
 


16/12/2009

É verão: cuidado com a fatia de limão no copo
Especialista alerta sobre perigo da contaminação pela casca da fruta

Utilizar fatias de limão para dar um toque especial em águas, refrigerantes ou bebidas alcoólicas pode ser perigoso. O hábito, que é comum em restaurantes, bares e em algumas residências, com o objetivo de acrescentar um sabor cítrico à bebida, pode causar algumas doenças.

O problema não está na fruta, mas na forma como ela é usada, já que na maioria das vezes não recebe a higiene necessária antes do consumo. "A casca do limão pode estar contaminada com bactérias que podem provocar, direta ou indiretamente, algumas doenças", alerta o médico nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Durval Ribas Filho.

Durval assinala que é comum que a casca do limão esteja infectada com coliformes fecais, e possivelmente também com salmonelas. A presença de parasitas intestinais, segundo ele, pode acarretar em verminoses intestinais e, consequentemente, desencadear doenças gastrointestinais, como quadros de diarréia aguda ou crônica. "Devido a essas possibilidades de contaminação, não recomendamos o limão fatiado e, sim, o suco", aconselha o médico. Ele ainda explica que, caso o uso da fruta em forma de suco não seja possível, o ideal é descascá-la, lavando sempre as mãos, para que a fruta sem casca não acabe infectada. Se for necessário utilizar o limão com a casca, então é preciso lavar bem a fruta antes do consumo.

Fonte: Barcelona
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br