TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Redução do IPI não incentiva compra de materiais de construção
   
     
 


15/12/2009

Redução do IPI não incentiva compra de materiais de construção
Dados do IBGE mostram que vendas do setor estão em queda, mesmo com incentivo fiscal e aumento da renda

Apesar da isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), o setor de materiais de construção ainda apresenta resultados negativos neste ano.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta terça-feira (15), mostraram que o volume de vendas dos materiais de construção caiu 4,5% em outubro, frente ao mesmo período do ano passado, e teve um ligeiro aumento de 0,8% em relação a setembro.  

De acordo com o próprio instituto, os resultados negativos se apresentam “apesar das medidas oficiais de incentivo à construção civil e o observado aumento da renda”.

Efeito real

No caso do setor de veículos e motos, partes e peças, a redução do IPI teve um efeito positivo, já que ele apresentou alta de 20% no volume de vendas em outubro, frente ao mesmo mês de 2008. Em relação a setembro, houve queda de 15,8%, que pode ser remetida à volta gradual na cobrança do imposto.

O IBGE acredita que “a política de redução do IPI vem incentivando as vendas de automóveis, afetadas a partir do último trimestre de 2008 pelas restrições do crédito”.

Outro setor que sente os efeitos do imposto reduzido é o de móveis e eletroeletrônicos, que registrou alta no volume de vendas de 3,5% na análise anual e de 0,4% na comparação entre setembro e outubro deste ano, o que é explicado basicamente pela melhora do crédito, queda dos preços da chamada linha branca e pela evolução dos salários.

Fonte: InfoMoney
Autor: Flávia Furlan Nunes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br