TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Vacina poderá evitar a expansão da toxoplasmose
   
     
 


14/12/2009

Vacina poderá evitar a expansão da toxoplasmose
RS deve ser o primeiro Estado a experimentar a vacina desenvolvida com a participação do oftalmologista gaúcho Claudio Silveira

Um estudo realizado por pesquisadores do Brasil, Dinamarca, Holanda e Itália pode dar esperanças para aquelas pessoas expostas ao risco da toxoplasmose. O trabalho, que tem a participação do oftalmologista gaúcho Cláudio Silveira, de Erechim, procura determinar parâmetros para utilização de vacina contra o Toxoplasma Gondii em humanos. O médico dinamarquês Eskild Petersen já dispõe de vacinas que aguardam apenas a liberação de organismos internacionais da área da saúde para aplicadar na população.

O estudo avaliou que o sul do Brasil é o melhor lugar para a utilização da vacina, pois levantamentos indicam que as pessoas desta região se contaminam após os 12 anos de idade. A faixa etária seria então abaixo desta idade, evitando a cegueira causada pelo desenvolvimento da doença nesta população.

Conforme o médico Claudio Silveira, aproximadamente dois milhões de pessoas que vivem em Erechim e entorno poderão se beneficiar no desenvolvimento da vacina. A Clínica Silveira - Centro de Referência de Toxoplasmose já atendeu mais de 10 mil pacientes com toxoplasmose ocular. Erechim foi um dos primeiros lugares do Brasil a tratar a doença de forma específica, com confirmação por exames laboratoriais.

Para que estas vacinas possam ser utilizadas em crianças serão necessárias ainda várias etapas como a aprovação de Comitês de Ética dos Países europeus e do Brasil. Devido a importância deste estudo para a saúde pública, o trabalho foi indicado para concorrer ao Prêmio da revista inglesa British Journal of Ophthalmology, do British Medical Journal, em duas categorias: Research paper of the year e Getting Research into Practice.

Silveira também participou, como palestrante, do Congresso da Academia Americana de Oftalmologia, que ocorreu em São Francisco, quando abordou a toxoplasmose ocular, com o tema How to Treat Challenging Cases Caused by Atypical Strains.

Saiba mais sobre a Toxoplasmose

A toxoplasmose é causada pelo protozoário Toxoplasma Gondii transmitido pelas fezes dos gatos, água sem tratamento, verduras mal lavadas ou carnes cruas. Adquirida, pode determinar quadros variados, desde a ausência de sintomas até doença com manifestações graves. Outro dado alarmante é que 80% da população da região Sul do Brasil apresenta a forma crônica da doença e 20% dela tem a doença nos olhos.

Fonte: Uffizi
Autor: Imprensa
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br