TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Corrida pela prevenção ao câncer de próstata reúne mais de 5 mil pessoas em Porto Alegre
   
     
 


11/11/2019

Corrida pela prevenção ao câncer de próstata reúne mais de 5 mil pessoas em Porto Alegre
Prova atraiu competidores de todas as gerações e encerrou a programação do Hospital Moinhos de Vento Circuito Poa Day Run em 2019

Não tem segredo: para viver aos 82 anos com qualidade de vida e “saúde de guri”, o aposentado Luiz Oliveira de Souza diz que a receita é simples – se alimentar bem, se exercitar e fazer os check-ups preventivos de rotina. Ele e a esposa participaram neste domingo (10) da terceira etapa do Hospital Moinhos de Vento Circuito Poa Day Run, que reuniu mais de 5 mil pessoas, entre atletas e acompanhantes, na orla do Guaíba. Parte do Novembro Azul, a atividade buscou conscientizar os homens sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. 

“Tem que fazer os exames médicos todos os anos, inclusive os de próstata, né? Os meus estão em dia”, garantiu o aposentado. Desta vez, Souza não correu. Levou o kit de chimarrão e as cadeiras para acompanhar a mulher, Marlene Inês da Rosa, de 63 anos. Ela fez o percurso de dez quilômetros em 59 minutos. Entre uma cuia e outra, os atletas contaram que correm juntos há 33 anos. “Somos o primeiro casal corredor de rua de Porto Alegre. Eu fiz dez maratonas e ele, 19. Eu participei 18 vezes da São Silvestre e ele, 15”, contou a técnica de enfermagem aposentada. “Foram mais de 20 anos representando a capital gaúcha em provas pelo Brasil, quando estávamos na equipe do Grêmio”, completou Luiz. A dupla ainda faz academia, caminhadas, dança e promove provas beneficentes de corrida para ajudar instituições de assistência social da região metropolitana. 

São exemplos como o de Luiz e Marlene que o Hospital Moinhos de Vento quer divulgar. A instituição patrocina o evento há dois anos para incentivar os gaúchos a terem hábitos mais saudáveis. Durante a etapa deste domingo, o Superintendente Administrativo da instituição, Evandro Luis Moraes, confirmou uma prova no litoral e três em Porto Alegre em 2020. “O que a gente quer é fazer as pessoas saírem de casa, da internet, do celular e que venham praticar a vida. O esporte é prevenção e viver com qualidade. Isso tem tudo a ver com a missão do Hospital Moinhos de Vento”, destacou. 

Novembro Azul 

A Superintendente Assistencial do Moinhos de Vento, Vania Röhsig, ressaltou a importância de envolver as famílias e estimular esse estilo de vida desde cedo. O circuito possui provas para crianças. “É um estímulo à prática de esportes, de uma vida mais saudável e um ótimo programa para pais e filhos. E aproveitamos sempre para alavancar ações preventivas, desta vez com os homens, pois estamos no Novembro Azul”, afirmou Vania. “É muito importante que todos façam seus exames preventivos para o câncer de próstata”, concluiu. 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é a segunda causa de morte por tumores em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos por ano. A Região Sul possui os índices mais altos do país, com média de um caso para cada mil homens. O sobrepeso e a obesidade estão entre os três principais fatores de risco. Os outros dois são a idade (nove em cada dez diagnósticos ocorrem em pacientes com mais de 55 anos) e o histórico familiar. 

O chefe do Serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Carvalhal, acrescentou que manter hábitos saudáveis pode ajudar na prevenção: “A atividade física regular é fator de proteção não só para doenças cardiovasculares, mas para vários tipos de câncer. Combater o sedentarismo é uma das formas mais eficientes de cuidado com a saúde.” 

Programa para todos 

Tanto os atletas como seus acompanhantes puderam aproveitar a programação da corrida. Uma estrutura com lounge e várias atividades foi montada na Avenida Beira-Rio, em frente ao Parque Marinha do Brasil, nas proximidades da pista de skate. No espaço, os participantes tiveram diversos serviços à disposição, como orientações de saúde e massagem, brindes e distribuição de lanches saudáveis, como frutas, açaí e café. 

Depois da prova dos adultos, foi a vez das crianças participarem da prova Poa Kids Run. Atletas mirins dos três aos 12 anos participaram dos percursos de 50, 100, 300 e 400 metros. Malu Gatto Sabala, de 3 anos, seguiu o exemplo da mãe. Depois que Maíra Gatto completou a prova, foi buscar a filha para se exercitar junto. “Eu acredito muito na educação a partir do exemplo e vejo resultado disso com a Malu. O esporte é o melhor ‘remédio’ contra um dos grandes problemas da nossa sociedade, que afeta também as crianças, que é a ansiedade” disse a jornalista. Para Maíra, ações como a Poa Kids Run são uma oportunidade de pais e filhos viverem essa realização em família. 

O evento foi aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo, com supervisão técnica da Federação Gaúcha de Atletismo e organização da RunSports. 

Confira os resultados: 

Meia-maratona – Masculino:

1º - Alex Pires da Silva

2º - Guilherme Stapenhorst

3º - Matheus Santos da Costa

4º - Marcio Gilmar Ribeiro da Silva

5º - Mateus do Rosario Cavalcante 

Meia-maratona – Feminino:

1º - Luciana Eltz

2º - Carina Carlan

3º - Mineia Cristina Vinch

4º - Debora Guimaraes Togni Stapenhorst

5º - Joice Viana 

10 quilômetros – Masculino:

1º - Filipe Matter Cargnelutti

2º - Rodrigo Quevedo

3º - Giovani Oliveira

4º - Thales Bopp de Moura

5º - Josoe Correa da Silva 

10 quilômetros – Feminino:

1º - Daiane Pedroso Moreira

2º - Daiane Dias

3º - Franciele Juchen

4º - Sabrina Fonseca Pereira

5º - Mariana Pereira Barboza 

5 quilômetros – Masculino:

1º - Renan Barckfeld Correia

2º - Adelio dos Santos

3º - Rodrigo Rodrigo Maciel Pereira

4º - João Vianei Fernandes Machado

5º - Felipe Benites dos Anjos Reis 

5 quilômetros – Feminino:

1º - Gabriela Bender

2º - Maiana Secco

3º - Nathercia Peixoto

4º - Adriane Ramos Belmonte

5º - Daniele Cardoso 

3 quilômetros – Masculino:

1º - Otavio Zardo da Rosa

2º - Andre Jara

3º - Eduardo Barbosa

4º - Mateus Pingo Gonçalves

5º - Edio Arruda 

3 quilômetros – Feminino:

1º - Alissandra de Lima Araújo

2º - Marizete da Veiga Medeiros

3º - Samantha Souza

4º - Franciele Machado

5º - Beatriz Alvarenga Lima

Fonte: Moinhos Critério
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br