TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Unicred Integração leva o projeto Vida que Prospera ao sul do Estado
   
     
 


31/10/2019

Unicred Integração leva o projeto Vida que Prospera ao sul do Estado
Projeto de educação financeira visita escolas nas cidades de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pelotas e São Lourenço do Sul

A Unicred Integração estreia nesta semana, em cidades do sul do Estado, o projeto Vida Que Prospera, com realização de palestras e jogos sobre educação financeira em escolas. A caravana deste que é um projeto pioneiro dentro do Sistema Unicred Brasil e inédito em relação ao seu formato e abrangência no Rio Grande do Sul passa pelas cidades de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Pelotas e São Lourenço do Sul. Com o propósito de tornar a vida das comunidades onde está inserida mais cooperativa e sustentável, o Vida que Prospera vai oferecer educação financeira de forma voluntária a crianças e adolescentes e, com isso, ajudar a fazer a diferença na vida de cada um.

A primeira escola a receber o Jogo do Desafio, uma das frentes de atuação do Projeto, foi a Clemente Pinto, da rede municipal de Rio Grande. A atividade começa com um bate-papo realizado em um ônibus projetado especialmente para se transformar em um miniauditório para a exibição de vídeos e eventos. Após, segue com o Jogo do Desafio, uma atividade lúdica e interativa com os alunos, ambientada em um tabuleiro gigante. O jogo possibilita vivenciar com os alunos um dos elementos da educação financeira, que é o de fazer escolhas, além de desenvolver habilidades cognitivas de cálculos simples de soma e subtração, no caso das séries iniciais. A partida promove a integração e exige atenção, pois os alunos têm o objetivo de atender às necessidades diárias apresentadas pelo tabuleiro, que representa um calendário mensal, controlando as despesas e aproveitando as oportunidades para gerar receita.

O mesmo jogo foi levado às escolas municipais Marechal Castelo Branco e Mário Meneghetti, em Santa Vitória do Palmar e Pelotas, respectivamente, e à Escola Estadual Monsenhor Gautsch, em São Lourenço do Sul.

Projeto inédito

Além da visitação às escolas para a realização do Jogo do Desafio, o Vida que Prospera disponibiliza à comunidade o site vidaqueprospera.com.br, com conteúdos, dicas, simulador, e-books e artigos sobre reflexão crítica na tomada de decisão financeira, planejamento de gastos e reais necessidades de consumo. As demais frentes de atuação envolvem colaboradores da Cooperativa, com promoção do voluntariado e rodas de conversa, e também cooperados, por meio da realização de eventos sobre educação financeira. Nesta mesma semana foram realizados encontros assim em Pelotas e Rio Grande.

“Há tempos buscávamos um modelo ideal de projeto social em que pudéssemos exercer um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a comunidade onde estamos inseridos. Era uma demanda antiga da nossa Cooperativa, que agora conseguimos suprir de maneira inédita e exemplar”, comemora a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do projeto. Ela salienta que um dos méritos do projeto é seu alinhamento com alguns dos propósitos do cooperativismo, ou seja, a ajuda mútua e a parceria. “Além da maneira lúdica e pedagógica que encontramos de explicar, principalmente à comunidade escolar, que dinheiro não dá em árvore e nem cai do céu, e que é preciso estar preparado para enfrentar o estilo consumista que a sociedade impõe”, complementa Dra. Deize.

Legenda da foto: Márcia Tolotti, Consultora em Educação Financeira (à esquerda) e Fabrícia Bisol Finco, Consultora Pedagógica, iniciaram nesta semana execução do projeto em escolas da região Sul do Estado

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Fabiano - Dinâmica Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Regina Lain


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br