TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Redução no tempo de recuperação do paciente será debatido em Porto Alegre
   
     
 


29/10/2019

Redução no tempo de recuperação do paciente será debatido em Porto Alegre
Simpósio sobre Programa de Pós-Operatório Acelerado do Hospital Moinhos de Vento ocorre nesta quinta-feira (31)

Tendência mundial em protocolos de saúde, a diminuição do tempo de recuperação dos pacientes cirúrgicos será tema de evento em Porto Alegre. Na próxima quinta-feira (31), a partir das 19h, o Simpósio ProPOA – Programa de Pós-Operatório Acelerado do Hospital Moinhos de Vento falará sobre o manejo da dor no paciente cirúrgico. 

A programação envolve todas as especialidades que lidam com esse tipo de paciente: anestesistas, clínicos, cirurgiões e equipe da nutrição – sejam nutrólogos ou nutricionistas. O anestesiologista Airton Bagatini, do Hospital Moinhos de Vento, apresentará a "Otimização da Recuperação do Paciente Cirúrgico: Implicações para o Anestesiologista". Na sequência, a coloproctologista Heloísa Mussnich, também da instituição, tratará do tema "Implementando o Protocolo e Revisando Conceitos: o desafio na vida real". Por fim, o médico intensivista Sergio Brodt e o nutrólogo Sérgio Loss realizarão um debate sobre o assunto. 

Cirurgião-geral do Moinhos de Vento, Artur Seabra ressalta que os protocolos de aceleração no pós-operatório estão sendo customizados para ampliar cuidados na anestesia, além de reduzir o uso de medicamentos agressivos e opioides. A diminuição no tempo de jejum dos pacientes antes da cirurgia também é um ponto observado. 

"O paciente antes operava e ficava muitas horas em jejum. Hoje, começamos a alimentação logo no dia seguinte, às vezes no mesmo dia da cirurgia, dependendo da situação, reintroduzindo a alimentação”, explica Seabra. Segundo ele, são pequenas intervenções que, somadas, “dão um resultado muito bom em termos de recuperação mais rápida do paciente”. 

O simpósio será realizado no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm do hospital (acesso pela Rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco C, 4° andar). A programação completa e informações sobre inscrições estão disponíveis em www.propoaprogramadeposo.eventize.com.br

SERVIÇO

O quê: ProPOA - Programa de Pós-Operatório Acelerado do Hospital Moinhos de Vento: manejo da dor no paciente cirúrgico

Quando: 31 de outubro, das 19h às 22h

Onde: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm - Rua Ramiro Barcelos, 910 - Bloco C, 4° andar

Fonte: Moinhos Critério
Autor: Julian de Souza
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br