TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Evento sobre doação de órgãos na UFRGS
   
     
 


08/10/2019

Evento sobre doação de órgãos na UFRGS
Jornada Asas do Bem, da ABEAR, destaca em Porto Alegre a importância da aviação no transporte de órgãos para transplantes

Publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, conduz palestra na UFRGS 

A Jornada Asas do Bem, série de palestras da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes, chega a Porto Alegre (RS) na próxima sexta-feira (11). A atividade integra a programação do evento “UFRGS Vida em jogo: Transplante de órgãos e tecidos e a partilha da vida”, ação de extensão promovida pelo Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Prédio Centenário da Engenharia, às 18h (mais detalhes no serviço abaixo). 

Lançada em 2018, a Jornada Asas do Bem já passou por 13 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 3,4 mil pessoas em eventos realizados por hospitais, centrais de transplante e iniciativas sociais. A palestra é conduzida pelo publicitário Alexandre Barroso, 60 anos, que conta sua história de luta pela vida depois de três procedimentos de transplante (dois de fígado e um de rim). Após a palestra, haverá sessão de autógrafos do livro “A última vez que morri”, em que Barroso conta sua história. Além da importância sobre a doação, Barroso enfatiza também o papel da aviação para os transplantes. A ação é uma extensão do Asas do Bem, programa lançado em 2014 pela ABEAR que aborda a importância do transporte aéreo gratuito de órgãos realizado pelas empresas aéreas desde 2001. 

Eficiência e agilidade

No ano passado, cerca de 8,7 mil itens para transplante (órgãos, tecidos, equipes médicas, entre outros) foram transportados gratuitamente por aviões, sendo que aproximadamente 80% do volume foi movimentado por empresas aéreas brasileiras (os demais transportes são referentes a operações de companhias aéreas estrangeiras, voos privados e da Força Aérea Brasileira, ou transporte terrestre, por exemplo). O esforço inclui, além das companhias aéreas, o Ministério da Saúde, a Central Nacional de Transplantes (CNT), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e operadores aeroportuários. 

O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público de transplantes do mundo, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, cerca de 96% dos procedimentos de todo o país são financiados pelo SUS. Em números absolutos, o Brasil tem o segundo maior volume de transplantes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo dados do Ministério da Saúde. Os pacientes recebem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante, pela rede pública. 

O consultor em comunicação da ABEAR, Adrian Alexandri, ressalta que em um país com dimensões continentais a participação das companhias aéreas é de extrema importância para oferecer a agilidade necessária para que um órgão possa ser transportado de uma região para outra, mantendo as condições de conservação adequadas para cirurgia. “Além do benefício de conectar pessoas, o transporte aéreo traz uma série de efeitos positivos de caráter social e um deles é salvar vidas, com a agilidade na entrega dos órgãos para doação”, diz. 

Depois de Porto Alegre, a Jornada Asas do Bem segue para São Luís (MA), no dia 30 de outubro, e Teresina (PI), em 1º de novembro. 

Serviço 

Jornada Asas do Bem em Porto Alegre (RS)

Evento: “UFRGS Vida em jogo: Transplante de órgãos e tecidos e a partilha da vida”

Data e horário: Sexta-feira (11), às 18h

Local: Auditório Poente do Prédio Centenário da Engenharia da UFRGS (Praça Argentina, nº 9 ou acesso pelo estacionamento da Engenharia Mecânica – Rua Sarmento Leite, 425, bairro Centro)

Evento aberto ao público, mediante confirmação de presença pelo e-mail fabiana.guedes@ufrgs.br até 10/10

Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis 

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Adriano Pinzon
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Carol Andrade


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br