TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
ABS-RS recomenda vinhos em quatro categorias para a Dionisia VinhoBar
   
     
 


18/09/2019

ABS-RS recomenda vinhos em quatro categorias para a Dionisia VinhoBar
A Dionisia VinhoBar agora tem quatro vinhos indicados pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS)

O projeto batizado de “ABS-RS Recomenda” tem rótulos em quatro categorias: vinhos do Brasil, do Mundo, Terroir e Tendências. “É uma honra pra ABS-RS fazer indicações para a Disneylândia dos enófilos em Porto Alegre, a Dionisia VinhoBar, que possibilita uma verdadeira viagem pelo mundo do vinho por meio da degustação de 64 diferentes tipos da bebida de Baco”, disse o presidente da ABS-RS, o jornalista e sommelier Orestes de Andrade Jr, em lançamento do projeto para convidados nesta terça-feira (17/09) à noite. Os vinhos escolhidos pela ABS-RS, a instituição que mais forma sommeliers no Estado, estão sinalizados nas torneiras. 

A iniciativa une educação e enofilia, dois temas que fazem parte da filosofia das marcas envolvidas. “É um privilégio fazermos parte desta iniciativa, que está conectada com os nossos objetivos de difundir cada vez mais a cultura do vinho”, argumenta Jaqueline Meneghetti, proprietária da Dionisia VinhoBar. Orestes Jr. explica que, inicialmente, os rótulos foram escolhidos pelos professores e diretores da ABS-RS, mas em seguida haverá um grande painel de degustação, com a presença de alunos e associados, para a escolha dos vinhos que estarão no projeto ABS-RS Recomenda. “Vamos dar a oportunidade de todos os produtores interessados, assim como as importadoras, de enviar seus produtos para degustação e posterior inclusão no projeto”, destaca o presidente da ABS-RS. 

Duas categorias privilegiam os vinhos nacionais (Terroir e Vinhos do Brasil). “A ABS gaúcha tem entre suas missões incentivar o consumo dos nossos vinhos, por isso metade das nossas indicações serão de rótulos nacionais. Mas como todo enófilo precisa estar sintonizado com o que de melhor é produzido no mundo e com as tendências de consumo, é assim que fechamos o cardápio de categorias sugeridas aos clientes da Dionisia”, destaca Orestes Jr. 

A primeira seleção é de quatro vinhos tintos, e traz representantes do Rio Grande do Sul, Argentina e Itália. Os dois gaúchos são o Lendas do Pampa Tempranillo (Vinícola Guatambu), na categoria Terroir, um tinto que valoriza a Campanha Gaúcha, e o Ulian Cabernet (Vinícola Ulian), na torneira Vinhos do Brasil, uma bela surpresa produzida por uma pequena vinícola do interior de Flores da Cunha. Na torneira Vinhos do Mundo está um rótulo da Argentina, o Los Intocables Black Malbec (Finca Las Moras), amadurecido em barris de carvalho anteriormente utilizados para envelhecimento de whisky, especial para os apreciadores de Malbec. E representando o Velho Mundo, na categoria Tendências, o italiano Barone Montalto Passivento (Barone Montalto), produzido pelo processo de Apassimento, o mesmo dos famosos Amarones, aqui com a uva Nero D’Avola. Os rótulos serão alterados periodicamente. 

“Essa parceria com a ABS-RS reforça um dos nossos objetivos, que é ajudar o consumidor a ampliar seu conhecimento no mundo dos vinhos, conhecendo diversos rótulos”, avalia Jaqueline Meneghetti. “E também, claro, a possibilidade de contar com a ABS-RS nos possibilita fomentar a economia do RS, apresentando vinícolas novas, que tem muita qualidade, mas são desconhecidas do grande público”, completa a empresária. 

Orestes Jr. sugere que a Dionisia deveria constar no roteiro turístico de Porto Alegre e ser um ponto de encontro para todos os enófilos. “Vamos incentivar que nossos mais de 350 sommeliers passem a ter na Dionisia o seu ponto de encontro na capital gaúcha”, revela. 

A Dionisia é um vinho bar que funciona em sistema de autoatendimento, com 64 diferentes rótulos do mundo inteiro, oferecidos em torneiras, em três tamanhos diferentes de taças, 50ml, 75ml ou 125ml. Além dos vinhos, drinks e espumantes também fazem parte do cardápio, que é composto por pratos autorais contemporâneos, individuais ou para compartilhar. A Dionisia VinhoBar fica na rua Padre Chagas, 314.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Taís Dihl
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Cesar Lopes / Divulgação / ABS-RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br