TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Wi-fi pública: quais os riscos e como se proteger
   
     
 


17/09/2019

Wi-fi pública: quais os riscos e como se proteger
ESET dá 5 dicas para não ter suas informações roubadas em conexões desconhecidas

Utilizar a internet se tornou parte do dia-a-dia da população, mas se conectar a redes públicas pode trazer algumas consequências. Pensando nisso, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, compartilha pontos importantes a serem observados quando se trata de redes wi-fi públicas e segurança.

1. Tome cuidado com o que você faz após se conectar

Os cibercriminosos podem interceptar informações trocadas em redes públicas, por isso, [e recomendável não acessar serviços de homebanking, contas de email, redes sociais e outros aplicativos que exijam nome de usuário e senha para estabelecer a conexão. Se for de extrema urgência acessar dados confidenciais, é preferível usar dados móveis (conexão 4G) ou uma VPN.

2. Sempre atualizar seu sistema operacional e aplicativos

É essencial manter o sistema operacional e os aplicativos sempre atualizados, elas podem conter correções de segurança lançadas pelos fabricantes que protegem o equipamento. Além disso, ter uma solução antivírus instalada em computadores, laptops e celulares, é uma etapa essencial para sua segurança.

3. Só acessar sites que utilizem o protocolo HTTPS

O protocolo HTTPS garante que as informações transmitidas entre o computador do usuário e o site sejam criptografadas na transmissão. Essa precaução serve igualmente tanto para dispositivos móveis como para qualquer computador desktop.

4. Configurar seu dispositivo para não se conectar automaticamente

Para evitar que seu aparelho se conecte automaticamente e exponha suas informações, a ESET recomenda alterar a opção nas configurações de wi-fi, dessa maneira, qualquer conexão deve ser liberada pelo usuário.

5. Utilizar Duplo Fator de Autenticação

Nunca é demais ter uma camada extra de segurança como a fornecida pelo duplo fator de autenticação. A maioria dos serviços tem a possibilidade de configurar o acesso ao site para que, após a senha, seja necessário inserir um código adicional, que será enviado ao telefone por SMS, email, aplicativo ou chamada, pedindo uma confirmação de que é o titular da conta que está realizando o acesso.

"A rede wi-fi facilita e acelera nossa vida cotidiana, mas, infelizmente, sua popularidade é acompanhada de riscos, com os quais devemos ter o cuidado É preciso aplicar medidas de segurança apropriadas, protegendo nossas informações, para podermos aproveitar a tecnologia da maneira mais segura ", diz Camilo Gutierrez, Chefe do Laboratório da ESET América Latina.Para saber mais sobre segurança da informação, entre no portal de notícias da ESET: www.welivesecurity.com/br/

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Maria Julia Lobo
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br