TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Alagamentos à vista? Na hora da travessia, adote cuidados para diminuir danos no carro
   
     
 


09/12/2009

Alagamentos à vista? Na hora da travessia, adote cuidados para diminuir danos no carro
Não são poucos os motoristas pegos de surpresa pelas chuvas intensas; veja dicas do Cesvi para diminuir o prejuízo

Não foram poucos os paulistanos que foram pegos de surpresa pelas intensas chuvas ocorridas nesta semana na capital paulista e em muitas cidades do estado. Também não foram poucos os que tiveram de abandonar seus veículos, danificados pela água ao passar por pontos de alagamento.

Para evitar ou diminuir prejuízos causados por enchentes, o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) lista uma série de recomendações aos motoristas para preservar o veículo em áreas alagadas. A primeira delas é manter a calma.

Pense bem antes de atravessar

Segundo a entidade, antes de tentar atravessar algum ponto alagado, tente verificar se isso é mesmo possível. De maneira geral, as montadoras recomendam que a altura máxima da água para essas travessias não pode ser maior que a altura do chão até o centro da roda.

Se você errou no cálculo, tentou realizar a travessia e o motor morreu, não tente dar a partida. Mantenha-o desligado e remova o veículo, se puder, para a oficina mais próxima. A prática reduz o risco de danos no motor por um calço hidráulico.

Ao atravessar o ponto, diminua a velocidade, pois isso diminui a variação do nível da água e seu respingar junto ao motor, dificultando sua admissão indevida e a contaminação de componentes eletroeletrônicos, melhorando a aderência e a dirigibilidade do veículo.

No caso de veículos automáticos, o motorista deve redobrar a atenção. Ao atravessar algum ponto alagado, quando trocar a marcha, é recomendável utilizar a troca manual, selecionando a posição "1", para que o veículo não desenvolva tanta velocidade.

O motorista desse tipo de veículo pode ainda, manualmente, trocar de marcha entre "N" e "1", de modo a manter a velocidade do veículo baixa. O Cesvi também recomenda que, nos automáticos, as opções "winter" ou "snow" - cuja função é impedir que o veículo patine - devem estar acionadas, pois ajuda a controlar a velocidade.

Reforce a cautela e mantenha o menor número de equipamentos desligados. Caso você verifique variação na luminosidade das luzes do painel ou acionamento de equipamentos e alarmes, mantenha a calma. Todas essas alterações podem ser causadas pela perda de aderência entre a correia auxiliar e as respectivas polias da bomba da direção hidráulica, alternador e bomba de vácuo.

Reforçando a manutenção pós-enchente

Mesmo adotando todos esses cuidados, o Cesvi lembra que, preventivamente, o ideal é fazer um check-up após passar por áreas alagadas, para corrigir possíveis problemas imperceptíveis, como alterações no sistema de injeção eletrônica, por exemplo.

Outros itens que podem ter sido atingidos pela água são o cânister, do óleo de transmissão, do eixo diferencial, no caso de veículos com tração traseira ou mesmo quatro por quatro, além dos riscos acentuados de falhas na embreagem, suspensão e freios.

Se você tiver o azar de passar por vários pontos de alagamento, o cuidado pós-enchente deve ser reforçado. O Cesvi recomenda que seja feita uma limpeza no sistema de ventilação.

Fonte: InfoMoney
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br