Os gastos mundiais com publicidade devem registrar uma queda de 10,2% este ano, fechando a temporada em US$ 443,7 bilhões. O mercado publicitário se estabilizou e deverá crescer 0,9% em 2010, para US$ 447,7 bilhões. Os dados são de estudo do ZenithOptimedia Group, do Publicis Groupe, divulgados hoje pela Bloomberg – veja no site do Brasil Econômico.
É a primeira projeção otimista do ZenthOptimedia em 18 meses, segundo a qual a recessão, a pior desde a quebra de 1929, desencadeou declínio "sem precedentes" na publicidade. Em 2010, adverte o estudo, as quedas continuarão na América do Norte, na Europa e no Japão, onde o crescimento econômico continua lento e incerto.
"Esperamos que a recuperação ganhe força à medida que a confiança dos consumidores e das empresas continuem a melhorar", diz a empresa em comunicado, com 3,9% de crescimento em 2011 e de 4,8% no ano seguinte.
A Ásia-Pacífico e a América Latina cresceram este ano e continuarão a fazê-lo em 2010, diz o comunicado.
A internet foi o único meio em que a publicidade cresceu em 2009, cerca de 9,5%. Nos próximos três anos, esse segmento crescerá entre 12% e 13%, afirma o estudo. A internet provavelmente superará os jornais como o segundo maior meio de publicidade em meados da próxima década, prevê a empresa.
A publicidade em televisão deverá fechar 2009 com uma queda de 7,6%, embora a participação desse meio no mercado publicitário como um todo aumente de 38,2% para 39,2%, diz a ZenithOptimedia.