TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
“Negócios do bem” é tema de estudo do Sindilojas Porto Alegre
   
     
 


29/08/2019

“Negócios do bem” é tema de estudo do Sindilojas Porto Alegre
Foram ouvidas mais de 460 pessoas para entender as exigências dos consumidores e as características de empresas que procuram atuar em prol de causas socioambientais

Com o objetivo de alertar os lojistas para as oportunidades de consumo relacionadas a um tema de crescente aceitação na sociedade, que é o impacto socioambiental positivo, o Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre realizou um estudo que dá origem ao e-book “Negócios do Bem”. No material, estão compiladas informações sobre o que os consumidores consideram importante na hora de comprar, com depoimentos, dados e dicas para adaptação das empresas em relação ao tema. O e-book pode ser acessado gratuitamente no site do Sindilojas Porto Alegre.

De acordo com o estudo, hoje em dia, mais do que buscar por produtos e serviços que satisfaçam necessidades e desejos, as pessoas querem consumir de empresas que, além de prosperidade financeira, procurem gerar um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. Não à toa 70% das pessoas ouvidas em pesquisa disseram que consomem ou já consumiram produtos comercializados por um negócio de impacto socioambiental positivo e 50% delas consomem frequentemente. Os segmentos mais comprados por esse público são os de vestuário, perfumaria/cosméticos e calçados.

A preocupação com questões socioambientais não é apenas uma exigência de quem compra, mas também tem sido um requisito de quem trabalha em empresas. Muitos colaboradores observam que sua motivação aumenta quando estão em lugares que atuam em prol de alguma causa social.

Para as marcas que querem se adaptar, o e-book lista princípios e objetivos necessários para se tornar um negócio de impacto socioambiental positivo. Entre eles aparecem:

- Ter um cuidado com a cadeia produtiva e com o gerenciamento de resíduos;
-  Possuir uma lógica econômica própria, buscando inovação nos modelos de negócio existentes;
- Conscientizar o consumidor para que eles compreendam além do produto que estão comprando.

As percepções do consumidor sobre os principais problemas que a sociedade enfrenta também são abordadas no estudo. Segundo o Núcleo de Pesquisa da Entidade, esses fatores podem servir como oportunidade para as lojas se tornarem “negócios do bem”:

- 44% dos entrevistados relataram haver falta de segurança;
- 30% disseram perceber descaso com a saúde;
- 28% citaram o desemprego como um dos principais problemas;
- 17% apontaram a educação e a violência.

Entre as causas sociais citadas pelos entrevistados, que podem ser consideradas na hora de construir ou transformar um negócio tradicional em uma empresa de impacto socioambiental positivo, foram relatadas:

- O acesso a pessoas com deficiência física;
- A vulnerabilidade social;
- A proteção das crianças;
- A inclusão de pessoas idosas.

Também foram ouvidos funcionários e empreendedores para saber quais as dificuldades e os principais desafios de empreender com algum propósito socioambiental. Nesse sentido, eles relataram:

- Convencer de que aquele produto é mais caro por ter uma produção diferenciada;
- Encontrar parcerias externas;
- Transmitir o propósito da marca através de seus produtos.

O e-book traz ainda o exemplo de personalidades e influenciadores famosos engajados em questões socioambientais, como Gisele Bündchen e Bono Vox, e cita marcas de Porto Alegre que já estão atentas a esse tipo de negócio: Dobra, Smile Flame e Brownie do Luis. Ao final, o lojista pode conferir um passo a passo com dicas para colocar em prática e tornar a sua marca um “negócio do bem”. 

Sobre o Sindilojas Porto Alegre 

Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como a cursos de qualificação, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.

Fonte: Imprensa Sindilojas Porto Alegre
Autor: Mariana Lubke - Analista de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br