TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Dicas para evitar as alergias nas trocas de temperaturas
   
     
 


12/07/2019

Dicas para evitar as alergias nas trocas de temperaturas
Docente do Senac Saúde dá dicas de como evitar os problemas de saúde nessa época do ano

Com as mudanças repentinas de temperatura nessa época do ano, muitas pessoas desenvolvem problemas de saúde. O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar são fatores que contribuem para o aumento das alergias. Soma-se a isso uma redução dos mecanismos de defesa do organismo. E, com o frio, cresce o hábito de permanecer em ambientes fechados por mais tempo para se aquecer, o que oferece uma condição a infecções. 

Segundo o docente da área da Saúde do Senac Saúde, Adalvane Nobres Damaceno, o ar frio atua como irritante das vias aéreas, o que propicia mais sintomas alérgicos. Algumas medidas podem contribuir para evitar, por exemplo, produtos com odores muito acentuados (perfumes, cremes e produtos de limpeza, que não são necessariamente as causas de uma alergia, mas podem causar irritações e agravar os sintomas). “Beber muita água, praticar uma atividade física regularmente, ter uma alimentação balanceada, evitar banhos muito quentes, não fumar e manter a casa livre de ácaros”, recomenda. 

Rinite, asma, sinusite e bronquite são os principais tipos de alergias ocasionadas pelas trocas de temperatura. De acordo com Adalvane, para a rinite, o ideal é manter a casa limpa e ventilada, cobrir camas e sofás e utilizar climatizadores de ar. Para a asma, cuidar o uso de medicamentos que podem desencadear crises (ácido acetilsalicílico, o diclofenaco e o ibuprofeno), controlar o peso (algumas pessoas com sobrepeso possuem dificuldade de expansão dos pulmões). Para a sinusite, usar soluções nasais e o uso de medicamentos com prescrição médica como corticoides e antibióticos. Para a bronquite, manter repouso e hidratação e o uso de medicamentos com prescrição médica como corticoides e antibióticos. 

O ar condicionado em altas temperaturas deve ser usado com cautela. Considera-se que as mucosas do nariz e da boca ficam ressecadas com o uso do ar quente. Com isso, perdem sua capacidade de filtrar os vírus e bactérias, que acabam indo direto para o pulmão, potencializando as alergias. “Também é aconselhável atentar-se às orientações do fabricante quanto à limpeza, troca de filtro e manutenções”, indica o docente.

Fonte: Uffizi Comunicação e Relacionamentos
Autor: Uffizi - Vitor Lacourt
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br