TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Permanecer vigilante
   
     
 


08/07/2019

Permanecer vigilante
Artigo de Vitor Augusto Koch presidente da FCDL/RS

Uma das principais lições de vida na direção da maturidade reside na arte de saber entender as informações que recebemos, desprovidas do viés das opiniões excessivamente passionais. Um exemplo disso é o ambiente político do Brasil, onde as polarizações são cada vez mais frequentes. 

Um dado que condiz com isso foi recentemente fornecido pelos principais jornais e meios de comunicação do país, onde destacaram que a alta do emprego em maio último (32.140 vagas) é o pior resultado desde 2016, quando a recessão da época reduziu a empregabilidade do mês em questão em 72,6 mil postos de trabalho. 

Quando se fala em “pior resultado”, somos levados a imaginar a ocorrência de um desastre econômico. Entretanto, a realidade não é essa!!! Nos últimos três anos, em maio, o emprego formal brasileiro subiu, respectivamente, 34.253 vagas (2017); 33.659 (2018) e 32.140 (2019). 

Ou seja, visualmente não há uma alteração tão significativa de patamar, apesar da coincidência de uma tendência de desaceleração no período. Entretanto, este comportamento é circunstancial e não mostra uma tendência. No mês logo anterior (abril), o Brasil registrou recorde de criação de empregos (129.601), superando em 11,8% o resultado para o mês em 2018 e em 116,5% na comparação de 2017. 

Comparando, podemos nos tranquilizar e afirmar que o indicador de empregabilidade está efetivamente crescendo no Brasil. Verdade que os resultados positivos em questão estão muito abaixo do que seria razoável para um país como o nosso, contexto este que vem predominando desde os anos 80. 

Percebe-se que a equipe econômica do governo federal também compreende isso da mesmo forma e insiste na aprovação de reformas estruturais, como a previdenciária, para proporcionar uma reconquista de governabilidade orçamentária, o que pode viabilizar redução de impostos e até juros (por meio da queda da dívida pública). 

Entretanto, as pressões do dia a dia levam a soluções de curto prazo, como a ideia da liberação dos saldos das contas ativas do FGTS para impulsionar o consumo. Até seria uma medida bem-vinda, porém é equivocado imaginar que isto provocaria algum tipo de solução estrutural. A analogia apropriada a este tipo de medida é imaginar um banquete em meio de uma epidemia de fome. 

A “saciedade” da economia é temporária. Continuamos a insistir de que um futuro melhor e de desenvolvimento rápido, obrigatoriamente passa pelo estancamento das distorções que causaram os entraves do Brasil contemporâneo. E a principal referência do conjunto de regras que levaram nosso país à bancarrota é a Constituição de 1988.Urgentemente, devemos revisitá-la e mudá-la. 

É certo de que isto mexe em interesses de várias corporações que sobrevivem às custas do dinheiro dos impostos. Não se trata de uma mera questão de escolha entre “eles” e “nós”. A situação chegou a tal ponto, que se não for corrigida, tanto “eles”, como “nós” acabaremos sucumbindo à falência do Brasil.

O Ministro Paulo Guedes mostra ter a clara consciência disto, assim como a maioria dos membros do governo federal. No Congresso Nacional, o convencimento neste sentido é crescente. Porém, um contrapeso é colocado na balança do certo e do errado: se reformas estruturais forem aprovadas, o Brasil volta a ter condições de crescer aceleradamente. 

Se continuar prevalecendo entre os parlamentares a visão de que consertar o Brasil pode frustrar planos futuros de poder, não sairemos dos maus lençóis da atualidade. Que a sabedoria e o espírito cívico vençam este embate. 

Acreditamos que este será o caminho escolhido; nosso dever: permanecer vigilantes. 

Vitor Augusto Koch - Presidente da FCDL-RS

Fonte: Imprensa FCDL/RS
Autor: O autor
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br