TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Federação Israelita do RS recebe homenagem em sessão solene pelos 71 anos de Independência de Israel
   
     
 


15/05/2019

Federação Israelita do RS recebe homenagem em sessão solene pelos 71 anos de Independência de Israel
Com a presença de entidades e movimentos juvenis da comunidade judaica de Porto Alegre, celebração ocorreu nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal

A FIRS - Federação Israelita do RS, movimentos juvenis e demais entidades da comunidade judaica estiveram reunidas, nesta terça-feira (14), na Câmara Municipal, durante a tradicional sessão solene pelos 71 anos da Declaração de Independência do Estado de Israel. Das mãos da presidente do legislativo, vereadora Mônica Leal (PP), o presidente da Federação, Sebastian Watenberg, recebeu o diploma de homenagem.

Representando a Mesa Diretora, proponente da sessão, Mônica abriu os discursos da tarde. “Promover esta solenidade é proporcionar um momento para receber a sempre tão bem-vinda comunidade de Porto Alegre, que é tão forte e unida pela sua história e pelas memórias que foram trazidas de tão longe, mas que hoje sentimos tão perto, justamente pela divulgação da sua tradição em nosso município”, destacou. Usando o aparte, também homenagearam a trajetória do povo judeu os vereadores Comissário Rafão Oliveira (PTB), Professor Wambert (PROS), Valter Nagelstein (MDB), Ricardo Gomes (PP) e Reginaldo Pujol (DEM).

FIRS 14.05 SESSÃO SOLENE.2

“Há quase 80 anos judeus estavam indo para as câmaras de gás, vítimas da barbárie nazista na Europa. E há 71 anos criaram, então, o Estado de Israel. Vejam que em um período muito curto, após uma tragédia, houve uma recomposição daquele povo e a criação de um Estado que supostamente viria trazer segurança e um refúgio contra as perseguições”, lembrou o presidente da Federação.

Watenberg discursou ainda a respeito da proximidade diplomática entre Brasil e Israel, e apontou três fontes do antissemitismo: tradicional, da extrema direita; do islamismo radical; e o “novo antissemistismo”, Por parte de setores progressistas que não reconhecem a existência do Estado de Israel, a considerar seus ataques velados como fator sintomático nessas relações. “Somente em um Estado Democrático de Direito as minorias podem viver em paz. Que a gente se sinta seguro e que possa viver tranquilamente em Porto Alegre. Temos orgulho da nossa identidade brasileira, gaúcha e judaica”, finalizou, agradecendo o reconhecimento.

Também compuseram a tribuna, ao lado do presidente Sebastian Watenberg, o rabino da Sinagoga Beit Lubavitch, Mendel Liberow; o rabino do Centro Israelita, Marcos Perelmuter; e o rabino da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA), Guershon Kwasniewski.

Fonte: Camejo Soluções em Comunicação
Autor: Vanessa Fontoura
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Anahí Silveira / Camejo Comunicação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br