Por meio de levantamento feito pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre nesta segunda-feira (13), após o Dia das Mães, com lojistas da base de associados da Entidade, concluiu-se que as vendas do varejo ainda estão moderadas nesta que é a segunda data mais aguardada pelo setor. Em 67,5% dos locais pesquisados, os resultados foram semelhantes aos do mesmo período do ano passado. Já em 20% das lojas participantes houve queda nas vendas, e o tempo chuvoso da semana que antecedeu a data assim como do próprio domingo foi a principal causa apontada para os resultados abaixo da expectativa. Já em 12,5% das lojas o Dia das Mães gerou aumento nas vendas, em média 13% a mais comparado a 2018.
Das lojas pesquisadas, 65,8% realizaram promoções ou ofereceram descontos nos produtos, e para a maioria delas (73%) esse foi um ponto importante para o crescimento dos resultados. Produtos como roupas, calçados, perfumes e maquiagens foram os mais procurados pelos consumidores.
Os lojistas apontaram ainda que as formas de pagamento mais escolhidas foram, em primeiro lugar, o cartão de crédito parcelado, em segundo, o débito e, em terceiro, o cartão de crédito em uma vez. O ticket médio para as compras ficou em torno de R$ 134,00 nas lojas que representam os segmentos de vestuário, calçados, bazar, eletro, floricultura e cosméticos da Capital.
Sobre o Sindilojas Porto Alegre
Fundado em 1937, o Sindilojas Porto Alegre é o representante legal dos comerciantes de Porto Alegre e Alvorada e reúne aproximadamente 18 mil estabelecimentos nas duas cidades. Além de atuar na representação e defesa da categoria, desenvolve ações que promovem o fortalecimento das empresas. O Sindicato realiza pesquisas no setor, qualificação profissional e oferece uma série de serviços voltados aos lojistas, como a cursos de qualificação, missões empresariais, plataforma de empregos, convênios, a Feira Brasileira do Varejo e muito mais.