TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Secretária anuncia criação de Departamento de Assistência Farmacêutica
   
     
 


09/05/2019

Secretária anuncia criação de Departamento de Assistência Farmacêutica
Comunicação foi feita na abertura do 6º Workshop da Saúde Pública, promovido por CRF/RS e Famurs, que teve início nesta quarta-feira, 08

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou nesta quarta-feira (8) a criação do Departamento de Assistência Farmacêutica. Arita falou para um público formado em sua maioria por profissionais da saúde, em especial na área de medicamentos, na abertura do Workshop da Saúde Pública, promovido pelo Conselho Regional de Farmácias do RS, no auditório do Fórum Central de Porto Alegre.

"Dentro dos projetos prioritários, o Governo do Estado elegeu a Política Estadual de Assistência Farmacêutica como um dos nortes no seu mapa estratégico", afirmou a secretária. "Nosso objetivo é viabilizar e executar uma política de resultados com entregas concretas para o cidadão."

A criação do novo departamento é resultado da reestruturação organizacional que a Secretaria Estadual da Saúde vem desenvolvendo no atual governo. "Essa decisão mostra a valorização estadual com a Assistência Farmacêutica. Precisamos mudar, na gestão pública, a questão dos medicamentos", destacou. "Estamos convencidos de que, criando o departamento e fazendo um bom planejamento, vamos evoluir na entrega daqueles itens que são de responsabilidade do Estado."

A Secretaria Estadual da Saúde também está desenvolvendo, em conjunto com a Secretaria da Fazenda, um projeto que possibilitará uma melhor compra, distribuição e dispensação de medicamentos de responsabilidade do Estado, como aqueles resultantes de processos administrativos e judiciais. De acordo com Arita, essa medida fará com que se tenha um menor custo e uma maior agilidade no serviço. "Isso tudo, com acompanhamento dos municípios por meio da gestão da Assistência Farmacêutica."

Entre os grandes desafios da atual gestão, a secretária elenca colocar em dia os incentivos da contrapartida estadual aos municípios na área da saúde. O Governo do Estado já vem mantendo a regularidade do pagamento dos incentivos de 2019, referentes à atual gestão.

A vice-presidente do CRF/RS, Letícia Raupp, valorizou a importância da assistência farmacêutica para a saúde pública. “A assistência farmacêutica começa com a imprescindível presença de farmacêuticos junto a uma equipe multiprofissional e auxiliares qualificados, com estrutura física adequada. Do ponto de vista econômico, o trabalho do profissional possibilita uma gestão equilibrada dos limitados recursos da saúde, garantindo economia para o orçamento público”, disse.

Fonte: Secretaria Estadual da Saúde do RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Marcelo Ermel


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br