TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Expansão da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos
   
     
 


03/05/2019

Expansão da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos
Cerimônia de assinatura do contrato de cooperação acontece nessa quarta-feira, 8/5

Na próxima quarta-feira, 8/5, acontece a cerimônia de assinatura do contrato de cooperação da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos. O evento que contará com a presença do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado, terá início às 11h e será realizado no Auditório da Unitec, junto ao Tecnosinos, no Campus São Leopoldo da Unisinos. 

A Rede MetroPOA faz parte da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Inaugurada em 2010 em Porto Alegre, agora a iniciativa irá expandir seus cabos de fibra ótica para o Vale dos Sinos. Com isso, as instituições de ensino e pesquisa da região poderão desfrutar de acesso à internet em alta velocidade e colaborar entre si com a mesma qualidade de conexão oferecida na capital gaúcha. 

Pelo acordo de cooperação técnica, a RNP cede ao provedor regional Adylnet um par de fibras ópticas em sua rede metropolitana em Porto Alegre, em toda a sua extensão, de cerca de 85 km. Em contrapartida, o provedor cede à RNP um par de fibras ópticas no trecho de longa distância, que passa por diversas cidades no Vale dos Sinos, entre Porto Alegre, Canoas, Gravataí, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo e Novo Hamburgo, compreendendo cerca de 100 km, o que duplica a extensão atual da MetroPOA. 

A partir de 2019, a rede ligará um total de 28 instituições em 43 pontos diferentes, sendo nove novos locais na região metropolitana. As principais organizações que compõem a RNP são instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação, como universidades, institutos e unidades de pesquisa federais e estaduais, hospitais de ensino e museus. 

Sobre a RNP

O papel da RNP é fazer a integração e a colaboração apoiadas em tecnologias de informação e comunicação para a geração do conhecimento e excelência da educação e da pesquisa. Trata-se de uma infraestrutura de rede óptica que conecta diversas unidades que trocam um grande volume de dados e informações. 

SERVIÇO

•          O quê: Cerimônia de expansão da Rede MetroPOA para o Vale dos Sinos

•          Quando: Quarta-feira, 8/5, às 11h

•          Onde: Auditório da Unitec – Parque Tecnológico São Leopoldo

•          Instituições ligadas no Vale dos Sinos: IFRS Canoas, Unilasalle, Ulbra, IFSul Sapucaia do Sul, Unisinos, Fundação Liberato, Feevale, IFSul Gravataí e Hospital Dom João Becker da Santa Casa.

Fonte: Zento Comunicação Integrada
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br