Reforçando seu compromisso de promover o desenvolvimento das Câmaras de Dirigentes Lojistas gaúchas, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL-RS, realizou no início de 2019 uma pesquisa que buscou ampliar o conhecimento das demandas e desafios das entidades. O levantamento abriu um amplo espaço para que as CDLs pudessem expor suas dificuldades e suas realizações em favor do comércio das cidades onde atuam.
- Com a pesquisa procuramos identificar o real perfil das entidades, de seus presidentes e de seus executivos. Cada CDL é única, buscando se adaptar às necessidades de seus associados e dos varejistas de suas cidades. Temos CDLs que atuam em municípios de pequeno, médio e grande porte e isso influencia bastante no desempenho de cada uma delas. A partir desse trabalho, a FCDL-RS está ampliando suas ações voltadas para a capacitação e estruturação das entidades de acordo com suas realidades – ressalta o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.
O presidente destaca alguns aspectos importantes do levantamento, como o fato que mostra a existência de um processo contínuo de renovação das lideranças do movimento lojista, a partir do crescimento de empresários que atuam na presidência e diretorias das entidades e de que como é significativo os comerciantes estarem unidos em tornos de ideais comuns de forma associativa e organizada.
- Observamos que mesmo nas CDLs onde os obstáculos para crescimento são um pouco maiores existem potencialidades regionais que possibilitam o seu desenvolvimento. É exatamente isso que queremos mostrar para todos os dirigentes lojista no evento que vamos promover nos dias 20 e 21 de março, em Porto Alegre – enfatiza Vitor Augusto Koch.
Denominado de #JuntosFCDL, o encontro terá a realização de ações multidisciplinares de integração e de valorização do associativismo, mesclando workshops nas áreas de gestão e comercial com o detalhamento dos produtos disponibilizados pela Federação, como SPC, QComércio e Qvida e do programa QCDL/Superação. Também estão previstas palestras do consultor estratégico Roberto Campos de Lima e do publicitário Zeca Honorato.