TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE formou 265 eletricistas em cursos gratuitos nos últimos dois anos
   
     
 


21/01/2019

RGE formou 265 eletricistas em cursos gratuitos nos últimos dois anos
Capacitações ocorreram através da Universidade CPFL em cinco cidades gaúchas

São Leopoldo, 21 de janeiro de 2019 – A RGE, empresa do Grupo CPFL Energia que distribui energia a 381 municípios gaúchos, investiu fortemente em formação e capacitação nos últimos dois anos. Em 2017 e 2018, 265 novos eletricistas chegaram ao mercado após terem feito um curso gratuito oferecido pela distribuidora através da Universidade CPFL. As capacitações ocorreram em São Leopoldo, Santa Maria, Erechim, Santo Ângelo e Caxias do Sul, mas abrangeram moradores de diversas outras cidades. 

Nos últimos dois anos, 18 turmas participaram do curso de eletricista de redes aéreas, desenvolvido em parceria com o Sesi e Senai. A participação e aprovação no curso não garante uma automática contratação pelas empresas do Grupo CPFL, mas 191 eletricistas que concluíram a capacitação já fazem parte do quadro de funcionários da RGE, correspondendo a 72% do total de formandos de 2017 e 2018.

Ao longo do treinamento, que dura em torno de três meses, os alunos tem acesso a teorias, técnicas e práticas do trabalho de eletricista de distribuição e são orientados sobre questões relacionadas à segurança do trabalho. Além de aprender sobre eletricidade básica, os participantes têm aulas sobre as normas NR-10 (segurança e saúde do trabalho) e NR-35 (requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura), sobre os procedimentos e normas do padrão CPFL de operação da rede, entre outros conhecimentos.  

Com o projeto Escola de Eletricista, a RGE oferece para a sociedade uma formação gratuita de boa qualidade, além de contribuir para suprir uma lacuna do mercado de trabalho, que é a existência de profissionais já habilitados para trabalhar em empresas do setor elétrico. “O que há no mercado são pessoas com a formação básica em eletricista residencial. Com este projeto, oferecemos uma certificação com conteúdo de boa qualidade, que inclui, por exemplo, noções de segurança no trabalho de rede”, afirma o gerente de Educação Corporativa da CPFL Energia, Flavio Allbrandt Faria. 

Além de qualificar a formação de mão-de-obra, a Escola de Eletricista também viabiliza a criação de um banco de currículos de profissionais certificados que poderão ser aproveitados futuramente pelo Grupo CPFL, quando houver vaga disponível. A vantagem disso é que esses profissionais já entram conhecendo as normas e procedimentos da companhia, diminuindo o tempo de adaptação ao modo de trabalho da organização. 

“A Escola de Eletricistas beneficia as comunidades da nossa área de concessão e ainda qualifica profissionais que, no futuro, podem fazer parte do quadro de funcionários da RGE ou atuarem em outras empresas do ramo. Sem dúvida é uma qualificação importante, desenvolvida em várias regiões do Estado, contribuindo para um aprimoramento dos cidadãos que participam dos cursos”, destaca Alexandre Eberle Alves, coordenador de Educação Corporativa da RGE. 

A previsão é de que haja pelo menos nove turmas do curso de eletricista de redes aéreas neste ano. Nos site www.rge-rs.com.br há sempre um banner na capa com informações sobre os cursos com inscrições abertas.  

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,86 milhões de clientes residenciais, industriais e comerciais em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 106 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do terceiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.

Fonte: Imprensa RGE
Autor: Anderson Guerreiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br