TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Marcas do segmento automotivo apostam em estratégias de conteúdo digital
   
     
 


14/11/2018

Marcas do segmento automotivo apostam em estratégias de conteúdo digital
Marcas como Fiat, Renault, SEAT e Nissan são exemplos de marca que, globalmente, intcluem o uso da tecnologia da Outbrain em suas estratégias de mídia digital

Na semana do maior evento automotivo da América Latina, as maiores fabricantes do mundo mostram exemplos de como fazer bom uso da descoberta nativa para visibilidade de marca, promover novos modelos e reproduzir a experiência do showroom 

Muitas marcas na indústria automobilística investem em soluções digitais para se destacar da concorrência, engajar usuários, dar mais visibilidade à marca, além também da atrair leads, buscando gerar diferentes conversões ao longo de sua jornada de consumo. Além dos canais digitais tradicionais muito explorados, muitas delas vêm aumentando investimentos no campo da produção e distribuição de conteúdo, que representa um enorme potencial na estratégia comercial e de marketing das fabricantes. A pesquisa “Driving Automotive Growth through Opportunities in the Digital World” conduzida pela Accenture, mostra que 93% dos consumidores que querem adquirir ou trocar de veículo buscam informação online para definir suas preferências de compra. 

Para Lucas Santos, Gerente Comercial responsável pela vertical na Outbrain Brasil, a descoberta nativa se mostra como uma ferramenta importante para diversas etapas de consumo do funil de vendas para este segmento. “Conseguimos trabalhar com awareness, por meio do Focus, ferramenta que permite a exibição dos filmes de lançamento dos carros ou, então, por amplificação de reviews positivos por veículos especializados no segmento. Mas também com performance, gerando leads, que são posteriormente trabalhados pelas montadoras para gerar test drives e consequentemente aquisições”. 

Não são só nos bons momentos que as montadoras usam a plataforma. Segundo Lucas, a ferramenta também pode ser utilizada em episódios de gerenciamento de crises, como a convocação de um recall, por exemplo. 

Marcas como Fiat, Renault, SEAT e Nissan são exemplos de marca que, globalmente, intcluem o uso da tecnologia da Outbrain em suas estratégias de mídia digital. 

Audiência qualificada

Com o objetivo de identificar clientes em potencial para gerar tráfego para sua página de produtos e direcioná-los para o fundo do funil de vendas e otimizar conversões, a Fiat na França desenvolveu uma estratégia com base no fornecimento de conteúdos informativos e interativos relacionados ao seu novo modelo de carro, o Fiat 500X. A fabricante contou com a parceria da Outbrain e utilizou a plataforma Discovery, que com seus recursos para obter novos usuários e de segmentação, alcançou uma audiência qualificada e mais comprometida, para finalmente gerar mais conversões. 

Os resultados desta parceria foram significativos: a Outbrain foi a fonte número um em tráfego em comparação com qualquer outro meio de pagamento; teve 50% menos de CPC e CPE (custo por Engajamento) da Outbrain em comparação com qualquer outros meios de pagamento; além de um aumento de 80% das interações com o configurador de carros, que vieram da Outbrain, em comparação com 50% do orçamento da campanha. 

A estratégia da campanha abrangeu a ampliação do conteúdo da Fiat por meio da rede de editores premium da Outbrain, além da criação de teste de imagens e títulos para otimizar resultados. Dessa forma, a solução da Outbrain permitiu que a Fiat alcançasse um público qualificado, gerando um grande volume de tráfego de consumidores que optaram por clicar no conteúdo da Fiat. A campanha foi medida em relação aos seguintes KPIs: testes de direção, downloads de folhetos, pesquisa de showroom. A Outbrain também otimizou a campanha testando várias combinações de imagens e manchetes. 

Conteúdo para gerar awareness

A Renault, por exemplo, promoveu o novo modelo premium de sua sub-marca, a Alpine, com uma estratégia sequencial de conteúdo, em que o objetivo era gerar awareness para o lançamento do carro entre uma audiência relevante, além de reforçar o brand awareness e destacar seus atributos de alta qualidade. A Alpine tinha o desafio de reconstruir sua notoriedade por meio do lançamento, pois estava fora de circulação por mais de 20 anos. O time da Renault Alpine, em parceria com a agência OMD, utilizou o poder de descoberta da Outbrain (com 75% de alcance na França) para gerar awareness em torno de conteúdos espontâneos e positivos sobre o lançamento de seu novo modelo. Com o Story Sequencing da Outbrain, a marca impactou os consumidores que haviam interagido previamente com os reviews positivos apresentando-lhes conteúdo personalizado, criado especialmente para o lançamento, como artigos, fotos e vídeos hospedados em seu site. A Alpine foi a primeira marca na Europa a utilizar essa ferramenta como parte da estratégia de conteúdo. 

Como resultado, amplificar na rede os reviews positivos de terceiros permitiu que a Renault influenciasse da forma certa seus consumidores, engajando mais de 55 mil usuários. 16% dos usuários que apresentaram engajamento com as recomendações de mídia espontânea promovidas na rede de distribuição da Outbrain foram até o site da marca, comprovando o potencial da audiência mapeada pela tecnologia da Outbrain, atingindo um CTR 8 vezes maior e um tempo médio de 60 segundos de permanência no site. 

48% de conversão

A fabricante SEAT queria aumentar a conscientização em torno de três de seus principais modelos, direcionar o tráfego para seu website e incentivar visitas à página de reservas do test drive e à página de download de folhetos. Para isso, a PHD, agência de compra de mídia da SEAT, aplicou uma abordagem inovadora ao marketing de conteúdo, combinando a amplificação da cobertura positiva da imprensa com publicidade gráfica e retargeting. Como resultado, a decisão da SEAT de ampliar as avaliações positivas em sites relevantes do Reino Unido como The Telegraph, Auto Express e WhatCar?, levou a Outbrain a entregar uma taxa de conversão 48% melhor em comparação com o retargeting de banner do site da SEAT: mil consumidores visitaram a página "Faça um test drive" e 400 baixaram o folheto do produto, a um custo por lead de £ 14. 

Branding e conversões

Para garantir que o novo Nissan Qashqai recebesse a máxima exposição na mídia, a Outbrain e a OMD recomendaram a combinação de amplificação de mídia positiva (da imprensa especializada e geral) com um programa de retargeting, com o objetivo de reforçar a marca e direcionar os usuários engajados para o site da Nissan para reservar os test drives. A fabricante começou impulsionando significativamente sua mídia conquistada amplificando a rede de links patrocinados da Outbrain. Graças ao seu alcance (mais de meio bilhão de usuários únicos no mundo), a plataforma de descoberta conseguiu garantir à Nissan a escala para atingir um público altamente qualificado. 

A Outbrain ajudou a Nissan a aumentar sua visibilidade de lançamento com mais de 54 mil visitas às avaliações positivas e 23 milhões de impressões na rede da Outbrain. A Nissan reduziu seu CPC em 28% à medida que a campanha foi otimizada. Além disso, a Outbrain foi o canal mais eficiente dentre os três ativados nesta campanha com a menor taxa de rejeição, de 44%, no site comercial da Nissan, a um custo de aquisição 20 vezes menor do que os outros canais. 

Sobre a Outbrain

Outbrain (www.outbrain.com) é a principal plataforma de descoberta de conteúdo do mundo, que oferece conteúdo relevante, personalizado e confiável para a audiência, enquanto ajuda publishers a entenderem seu público por meio dos interesses reais do leitor. Em uma década desde que Outbrain abriu suas portas, a empresa se transformou em um negócio que atende mais de 250 bilhões de recomendação de conteúdo personalizado a cada mês e chega a meio bilhão de visitantes únicos de todo o mundo. A expansão da Outbrain para algumas das maiores propriedades globais da web é um reflexo do seu rápido crescimento e suas inovações bem sucedidas no apoio a uma nova era de publicação digital. Publicações de primeira linha que atualmente alavancam a plataforma Outbrain incluem: Infoglobo, Editora Globo, Editora Abril, Folha de S. Paulo, ESPN, CNN, Fox News, The Guardian, The Telegraph, Sky News e Time Inc.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Marcela Martinez
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br