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Fecomércio-RS realiza sondagem inédita em salões de beleza gaúchos
   
     
 


14/11/2018

Fecomércio-RS realiza sondagem inédita em salões de beleza gaúchos
385 estabelecimentos foram ouvidos no período entre os meses de setembro e outubro

A Fecomércio-RS divulgou nesta quarta-feira, 14 de novembro, sondagem inédita realizada em  385 salões de beleza e estéticas do Rio Grande do Sul, no período entre 26 de setembro e 25 de outubro. A pesquisa busca criar um perfil dos segmentos pesquisados, conhecendo melhor o cotidiano dos locais, como elas estruturam suas finanças, elaboram estratégias, se relacionam com clientes, além de outros pontos, para assim criar mecanismos que contribuam para o seu crescimento sustentável. O material completo pode ser acessado clicando aqui.

A pesquisa mostrou uma característica típica do setor: a alta taxa de natalidade de empresas. Entre os pesquisados, 66,7% tinha até 5 anos de funcionamento e 73,8% contavam com uma força de trabalho de até 5 pessoas. Nos últimos 6 meses, 26,0% dos estabelecimentos consideraram o comportamento das vendas como muito bom ou excelente e 29,4% aumentaram sua força de trabalho. Entre os empecilhos para o crescimento do negócio aparecem razões externas como  a crise vivida pelo país nos últimos anos, para 70,1% dos entrevistados, seguido da concorrência (37,9%) e da carga tributária (14,0%).
   
Da mesma forma como em outros segmentos pesquisados, a falta de estratégia e planejamento por parte da empresa não aparece em destaque. “Salões de beleza são uma atividade que atraem pessoas que possuem técnica para executar os serviços disponibilizados, mas nem sempre há o conhecimento necessário para a gestão do negócio. Isso torna os salões muito sensíveis à conjuntura econômica.”, garante o presidente da Fecomércio-RS Luiz Carlos Bohn.

Quanto à gestão do negócio, apesar de 82,6% dos entrevistados afirmarem que há uma separação entre as finanças do negócio e dos donos, em 24,9% dos casos o controle financeiro é muito superficial ou inexistente. No caso do treinamento de funcionários, em 31,2% dos casos ocorre treinamento em apenas algumas funções e em 22,9% não há nenhum treinamento." em um segmento que a experiência é o que marca o serviço, treinamento de funcionários é algo que deveria existir para 100% das contratações", salienta Bohn. O sábado destaca-se como o dia de maior movimento para 74,0% dos entrevistados e a terça-feira (51,9%) como o dia de menor movimento. Para aumentar a demanda nos dias de menor movimento, preços mais baixos para alguns serviços são a opção escolhida por 53,2% dos entrevistados.

Na questão do relacionamento com os clientes é marcante a presença das redes sociais para a marcação de atendimentos, e a baixa presença de aplicativos próprios. Os cadastros dos clientes, por sua vez, são utilizados em 69,6% dos estabelecimentos para promover experiências de vendas mais pessoalizadas.
   
A sondagem também questionou a respeito das expectativas. Em geral, os empresários do segmento estão otimistas, sendo que 57,9% espera que suas vendas melhorem muito nos próximos 6 meses e 39,7% que a economia melhore muito no período posterior às eleições. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


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