TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ospa Jovem, Banda Sinfônica e Orquestra Preparatória realizam grande concerto na Casa da Música
   
     
 


14/11/2018

Ospa Jovem, Banda Sinfônica e Orquestra Preparatória realizam grande concerto na Casa da Música
O evento marca o encerramento das atividades de 2018 dos grupos instrumentais da Escola da Ospa
No dia 18 de novembro, domingo, às 17h, Escola de Música da Ospa / Conservatório Pablo Komlós promove uma grande apresentação com os grupos instrumentais que integram a instituição. A Ospa Jovem, a Banda Sinfônica e a Orquestra Preparatória interpretam composições do repertório tradicional da música de concerto, incluindo a “Suite Carmen Nº1” de Georges Bizet , além de obras brasileiras contemporâneas na Casa da Música da sinfônica. A regência da Ospa Jovem e da Orquestra Preparatória fica a cargo do maestro Arthur Barbosa. Já a Banda Sinfônica será conduzida por Wilthon Matos . Lilian Ferrari (eufônio) e Renato Oliveira (trompete), jovens talentos da Escola de Música da Ospa, serão os solistas da exibição. A entrada é gratuita.
 
Sobre o programa
 
O concerto inicia com o “Tema da 9ª Sinfonia” de Ludwig van Beethoven e o “Tema de Pompa e Circunstância” de Edward Elgar, interpretadas pela Orquestra Preparatória. Depois, a Banda Sinfônica sobe ao palco para apresentar a “Abertura 2012” de Dimitri Cervo e a “Sinfonia Militar em Fá” de Francois Joseph Gossec. A eufonista Lilian Ferrari faz os solos de “The Green Hill (Celtic Fantasy) para Eufônio e Banda” de Bert Appermont, obra inspirada na música celta que mostra a versatilidade do instrumento. Do compositor, arranjador de frevo e maestro com reconhecimento internacional, José Ursicino da Silva (Mestre Duda), a sinfônica interpreta a “Suite Pernambucana de Bolso”.
 
Na sequência, é a vez da Ospa Jovem executar “Nas Estepes da Ásia Central”, uma das mais célebres obras de Aleksandr Borodin, e “Concertino para Trompete e Cordas” de Georg Friedrich Händel, com os solos de Renato Oliveira, primeiro trompete da orquestra. O programa também contempla a “Suite Carmen Nº1” de Georges Bizet e “Sleigh Ride” de Leroy Anderson. Para finalizar a apresentação em grande estilo, os grupos orquestrais da Escola apresentam a “Marcha Radetzky”, de Johann Strauss, e “Overture on "Adeste Fideles", de John Francis Wade. 
 
Sobre a Escola de Música da Ospa

Fundado em 3 de março de 1972, o Conservatório Pablo Komlós, cujo atual diretor é Diego Grendene de Souza, é referência de qualidade no ensino musical no Rio Grande do Sul. A escola é gratuita e tem como público-alvo crianças e jovens de 8 a 25 anos. Trata-se da única instituição de ensino voltada para a formação de músicos de orquestra no Estado, oferecendo a estudantes a oportunidade de profissionalização na área, mantém projetos de inserção social como o “Escola da Ospa na Comunidade”, que leva recitais de grupos de alunos em lugares como hospitais, escolas, lares de idosos e praças, e o “Recitais na Biblioteca”, em parceria com a Biblioteca Pública do Estado.
 
Arthur Barbosa (regente)
 
Arthur Barbosa é compositor, regente, violinista e arranjador. Integra a Ospa desde 1998. Iniciou seus estudos de violino com Alberto Jaffé e foi aluno de Rafael Garcia e Yerko Tabilo. Como violinista, possui uma vasta experiência orquestral, inclusive como spalla, tendo tocado em mais de dez orquestras profissionais como a Sinfônica da Paraíba, a Municipal de Campinas, a Filarmônica de Santiago (Chile) e a de San Luis (Argentina). Em 1999, começou a estudar regência. Como maestro, é frequentemente convidado de orquestras no Brasil, nos Estados Unidos e Europa. Desde fevereiro de 2012, é Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Eleazar de Carvalho em Fortaleza (CE) e, desde março de 2014, é regente da Ospa Jovem – Orquestra Sinfônica da Escola de Música da Ospa. É também um dos fundadores e principal regente do projeto “Terra Symphony Orchestra” em Nova York. Desde 2013 atua como regente naquela cidade. Entre 2015 e 2016, foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Brasil. 
 
Wilthon Matos (regente)
 
Iniciou seus estudos musicais em uma das igrejas evangélicas de Belém do Pará e integrou a Banda de Música da Universidade Federal do Pará. Ingressou no Conservatório Carlos Gomes e, depois, no Bacharelado em Música, com habilitação em tuba, da Universidade Estadual do Pará. Foi, por dez anos, tubista da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e da Amazônia Jazz Band. Em 1999, participou dos Novos Talentos Brasileiros no Rio de Janeiro, pela Orquestra Sinfônica Brasileira, obtendo o Prêmio Revelação, Melhor Jovem Tubista Brasileiro e ficando em quarto lugar no concurso. Foi professor de tuba e euphonium do Instituto Estadual Carlos Gomes. Em 2004, foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em primeiro lugar para a vaga de tuba. Em 2006, foi segundo lugar no concurso da Ospa, onde atualmente é tubista solista. É professor do Conservatório Pablo Komlós.
 
A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria da Cultura do Governo do Rio Grande do Sul (Sedac/RS). Os concertos da temporada 2016 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, por Vonpar, Ipiranga, Gerdau, Souza Cruz, Banrisul e Corsan. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedac/RS.
 
Concerto da Ospa Jovem, Banda Sinfônica e Orquestra Preparatória 
Quando: 
18 de novembro de 2018, domingo, às 17h
Onde: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, nº 1501/Centro, Porto Alegre-RS)
ENTRADA FRANCA
 
PROGRAMA
Ludwig van Beethoven: Tema da 9ª Sinfonia
Edward Elgar: Tema de Pompa e Circunstância 
Dimitri Cervo: Abertura 2012 
Francois Joseph Gossec: Sinfonia Militar em Fá 
Bert Appermont: The Green Hill (Celtic Fantasy) para Eufônio e Banda
José Ursicino da Silva (Mestre Duda): Suite Pernambucana de Bolso
Aleksandr Borodin: Nas Estepes da Ásia Central
Georg Friedrich Händel: Concertino para Trompete e Cordas (Arranjo: A.W. Benoy)
Georges Bizet: Suite Carmen Nº1
Leroy Anderson: Sleigh Ride
Johann Strauss: Marcha Radetzky
John Francis Wade: Overture on "Adeste Fideles" (Arranjo: Steve Dunn)

Regentes: Arthur Barbosa e Wilthon Matos

Solistas: Lilian Ferrari (eufônio) e Renato Oliveira (trompete) 

Fonte: Ospa
Autor: Maí Yandara
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Mariana Sirena


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br