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CPFL Energia lança app com Turma da Mônica e ensina crianças a usar e economizar energia brincando
   
     
 


15/10/2018

CPFL Energia lança app com Turma da Mônica e ensina crianças a usar e economizar energia brincando
Disponível para Android, o Desafio CPFL e Turma da Mônica tem como objetivo ensinar conceitos de eficiência energética de forma lúdica e divertida
A CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico brasileiro e controlador da RGE e RGE Sul, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, acaba de lançar o Desafio CPFL e Turma da Mônica, um jogo eletrônico que tem como objetivo difundir conceitos sobre o uso racional e seguro da energia elétrica de forma lúdica e divertida. Disponível gratuitamente para celulares e tablets no sistema Android, o aplicativo propõe uma série de desafios que estimulam as crianças a se tornarem consumidores conscientes.
 
O jogo, que conta com 15 fases, funciona como um quebra-cabeça eletrônico, no qual é preciso conectar desenhos iguais para avançar de fase. O app ainda propõe desafios que abordam a importância da energia elétrica e do uso correto desta fonte. Na primeira fase, por exemplo, os jogadores precisam salvar o campeonato de vídeo game da turminha e, para isso, são convidados a acabar com as ligações clandestinas, os famosos “gatos”. 
 
O aplicativo é mais uma ferramenta de aprendizagem produzida em parceria com a Mauricio de Sousa Produções. Este ano, foi lançado o gibi da Turma da Mônica destinado ao tema eficiência energética. As histórias divertidas e sempre educativas dos quadrinhos são aliadas na hora de levar as lições sobre consumo consciente aos pequenos e complementam as ações do Grupo com foco no desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.
 
“A ideia do aplicativo é muito simples: queremos ensinar crianças e adolescentes a utilizar a energia elétrica de forma inteligente, evitando o desperdício. A CPFL Energia acredita que falar sobre o uso consciente de energia elétrica desde a infância é uma das formas de estimular a reflexão sobre os hábitos de consumo, a preservação do meio ambiente e o futuro do planeta”, explica o gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia, Felipe Zaia
 
O aplicativo, financiado com recursos do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), faz parte do trabalho de conscientização e mudança de hábitos e comportamentos, visando a preservação do meio ambiente. Além do sistema Android, o aplicativo deve ser lançado também em breve para o sistema iOS.
 
CPFL nas Escolas
 
A CPFL Energia mantém ainda o projeto CPFL nas Escolas, que tem como principal objetivo capacitar educadores e estudantes de escolas públicas da área de concessão da CPFL Paulista e Piratininga, para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. O projeto já passou por 950 escolas de 86 cidades do interior de São Paulo, levando atividades interativas e artísticas, estimulando mais de 219 mil estudantes a repensar sua relação com o consumo de energia elétrica.
 
Programa de Eficiência Energética
 
A CPFL Energia, maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, investiu em 2017 cerca de R$ 56 milhões em projetos de eficiência energética distribuídos nos 679 municípios atendidos pela concessionária nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, conforme aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
Com o investimento, os projetos do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia pouparam, no ano passado, 37,5 mil MWh, energia suficiente para abastecer, aproximadamente, 15 mil clientes residenciais com consumo médio de 200 KWh mensais, pelo período de um mês.  A iniciativa também evitou a emissão de 3,697 mil toneladas de CO2. Para efeito de comparação, essa quantidade de dióxido de carbono representa o mesmo que o plantio de mais de 20 mil novas árvores.
 
Sobre a RGE
 
A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.
 
A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.
 
A RGE busca os mais altos níveis de eficiência no atendimento aos seus clientes sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a RGE Sul
 
A RGE Sul Distribuidora de Energia S/A é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana, Centro, Vales e região Oeste do Rio Grande do Sul.
 
A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil Km de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.
 
A RGE Sul se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2016 a RGE Sul passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.
 
Sobre a CPFL Energia
 
A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
 
Com 14% de participação, a CPFL Energia é vice-líder no mercado de distribuição, totalizando cerca de 9,4 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
 
Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Ao final do primeiro trimestre de 2018, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.283 MW.
 
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3 e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 pelo 13º ano consecutivo. O Grupo também ocupa posição de destaque como um dos maiores investidores brasileiros em arte, cultura e esporte.
 
Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é a maior empresa de produção de conteúdo do Brasil, com quase 60 anos de história e responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo – responsável pela venda de milhões de livros todos os anos. A companhia responde por mais de 80% das vendas de histórias em quadrinhos do mercado brasileiro. E ainda há outros números impressionantes: são mais de 400 personagens criados e mais de 1 bilhão de revistas vendidas. Não à toa, as revistas da Turma da Mônica participam de forma tão importante da alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. Somente nos canais Turma da Mônica no Youtube, nos últimos anos, são contabilizados mais de 8 bilhões de visualizações.  No licenciamento, a empresa trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens. 

Fonte: Assessoria de imprensa RGE e RGE Sul
Autor: Anderson Guerreiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação RGE e RGE Sul


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