TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Mesmo em recessão aumento por demanda de energia no Brasil preocupa especialistas do setor de HVAC&R
   
     
 


26/09/2018

Mesmo em recessão aumento por demanda de energia no Brasil preocupa especialistas do setor de HVAC&R
Durante três dias, profissionais e empresas do segmento estão reunidos no Mercofrio que acontece no BarraShoppingSul em Porto Alegre (RS) até quinta-feira (27/09)

Qualquer melhora no PIB provoca um aumento de demanda por energia em proporções ainda maiores. A estimativa é que essa relação esteja próxima do dobro, ou seja, a cada 1% de aumento no PIB, há um acréscimo de 1,8% na demanda de energia.

- É uma situação que acontece mundialmente, mas que pelas questões estruturais do Brasil fica ainda mais acentuada – afirmou o palestrante Carlos Eduardo B. Ribeiro, que apresentou o painel “Inovações e Eficiência Energética em Sistemas de Água Gelada.

Apesar de não haver uma explicação única, podem ser considerados fatores como falhas de planejamento e falta de uma política de eficiência energética consistente, que consideraria modernização de infraestrutura a programas para redução de desperdício.

A mesma preocupação foi manifestada pelo palestrante Edison Tito Guimarães, membro da ASHRAE que fez a apresentação de Casos em Cogeração.

- Estamos perigosamente voltando ao quadro que vivemos no início dos anos 2000 com o racionamento. Curiosamente, se olharmos os níveis de reservatórios, vemos que só não estamos pior por causa da crise econômica. Nossa base é 75% hídrica e na época culparam São Pedro, mas não tem nada a ver. Há roubo de dinheiro público e falta de investimentos – alertou.

Uma das temáticas durante a manhã foi o isolamento térmico, parte fundamental de qualquer processo de climatização. As tecnologias existem para que, através de elementos específicos colocados entre materiais, reduzam o fluxo de calor. Ainda que esse índice nunca seja zerado, segundo o palestrante, é possível obter ganhos significativos.

- Não adianta ter uma cadeia quase toda sustentável. O elo fraco, vai romper. Por isso alertamos para que tenhamos sempre a atenção devida com o isolamento térmico, porque se não todo o restante do investimento é desperdiçado –explicou o palestrante Lineu Holzmann, que apresentou o tema “Tecnologias Inovadoras em Sistemas de Isolamento Térmico”.

Em uma das sessões, foram apresentados detalhes de uma nova versão do método de avaliação para etiquetagem de edificações que está em processo de consulta pública. O modelo proposto é baseado em redes neurais a partir de milhões de simulações.

- Um dos conceitos importantes é dar uma informação de consumo de energia baseado em um dado de referência. Além disso, informa a geração de energia renovável, emissão de CO2 e traz outras informações complementares como consumo específico em sistema de iluminação, sistema de ar condicionado e sistemas em geral – explicou o palestrante Antonio César Silveira Baptista da Silva.

A programação de quarta-feira (26/09) teve pela manhã, ainda, sessões técnicas e debates que envolveram temas como o uso de Gás Natural, climatização em data centers e simulação do escoamento do ar.

Um dos destaques nas palestras da tarde foi o debate sobre a purificação do ar. O representante da Dannenge, Ricardo Charem, comentou o papel da indústria no desenvolvimento de novas tecnologias que ajudam a combater o problema.

- A Vigilância Sanitária não consegue conter e na epidemiologia percebemos doenças que estavam distantes, retornando ao nosso meio como a Tuberculose. Então, não precisamos esperar pelo setor público e, sim, buscar soluções – afirmou.

Em sua abordagem, o palestrante falou sobre a poluição causada pelos COV (Compostos Orgânicos Voláteis) que afetam qualidade do ar e são potencialmente nocivos para a saúde pública.

O Congresso Mercofrio ocorre até 27 de setembro . Mais informações podem ser obtidas no site (asbrav.org.br/cursoseeventos/mercofrio-2018/). O evento tem o patrocínio de Daikin, Dannenge, Industrilas, Johnson Controls, LG, Midea Carrier, Panasonic, Sulgás, Trane, Vertiv, Weger, Armacell, Berlinerluft, Chemours e Forane Arkema.

Fonte: PlayPress
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: João Carlos Antoniolli abordou o tema de chillers (Marcelo Matusiak)


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br