TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
5ª Mostra Sonora Brasil movimenta Porto Alegre em torno da música de coco
   
     
 


20/08/2018

5ª Mostra Sonora Brasil movimenta Porto Alegre em torno da música de coco
Programação contou apresentações musicais, intervenções e atividades formativas, entre os dias 14 e 18 de agosto, no Sesc Centro

Tradição, empoderamento e representatividade. Esses foram os pilares que sustentaram a 5ª Mostra Sonora Brasil Sesc, que aconteceu em Porto Alegre, entre os dias 14 e 18 de agosto. Com o tema “Na Pisada dos Cocos”, a programação contou com nomes importantes da musicalidade do Nordeste brasileiro e de um gêneros mais característicos da região: o Coco. Mais de 1,5 mil pessoas participaram dos shows, intervenções e atividades formativas proporcionados. Agora, o Projeto Sonora Brasil seguirá por mais 11 cidades gaúchas até 15 de dezembro. Destacaram-se na programação as ações formativas e sociais que ocorreram na AFASO (Vila Nossa Senhora de Fátima) e no Projeto OuvirAVida.

Para Silvio Bento, gerente de Cultura Sesc/RS, a Mostra foi um sucesso e demonstra a abertura cada vez maior da sociedade para o conhecimento de culturas que, ainda que distantes, são partes da construção da identidade brasileira. “O Coco fala sobre representatividade e pertencimento. Proporcionar sua divulgação e a possibilidade de um público não familiarizado a ele poder consumi-lo, é uma forma de legitimar socialmente o gênero e proporcionar a nós, gaúchos, sulistas, novos elementos de narrativa sobre nossa experiência como brasileiros”, pondera Bento.

Participaram da programação nomes como o músico Adiel Luna e os grupos Samba de Pareia da Mussuca (SE), Coco do Iguape (CE), Coco de Zambê (RN), e Coco de Tebei (PE). Além, é claro, do conjunto gaúcho Três Marias, projeto idealizado por mulheres que mergulharam no universo da musicalidade de diversas tradições brasileiras. O Sonora Brasil agora segue para as cidades de Alegrete, Camaquã, Canoas, Carazinho, Porto Alegre, Ijuí, Caxias do Sul, Montenegro, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas Santa Rosa.

O Sonora Brasil completa, este ano, duas décadas de circulação pelo país. Promovido pelo Sesc, já mais 5,7 mil apresentações de 85 grupos, em mais de 150 cidades brasileiras, com um alcance de 600 mil espectadores. O tema ‘Na pisada dos cocos’ circulará pelos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste brasileiro. No Rio Grande do Sul, até dezembro deste ano, os quatro grupos cidades anteriormente realizarão cerca de 50 apresentações. Mais informações estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/sonorabrasil/.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. Todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br 

Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor: Eduardo Dorneles
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação SESC/RS


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br