TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Livro infantil para inspirar as novas gerações de mulheres na Computação
   
     
 


20/08/2018

Livro infantil para inspirar as novas gerações de mulheres na Computação
A obra conta a vida de Ada Lovelace - a primeira programadora do mundo - e faz parte das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)

Contra tudo e contra todos, as mulheres desempenharam um papel fundamental na história da tecnologia. Para contar a trajetória de uma destas personagens femininas, só que desta vez para as crianças, chegou ao mercado o primeiro livro infantil em português sobre “A vida de Ada Lovelace”. Ada reconhecida internacionalmente como a primeira programadora da história, desenvolveu o primeiro programa de computador (algoritmo) muitos anos antes do computador ser construído. A inspiração para criação do livro veio das ações do Programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), patrocinadora do projeto – que tem como objetivo fomentar a inclusão feminina e colaborar no processo de empoderamento de meninas e mulheres na área de TI –, e dos estudos sobre a representatividade das mulheres em Computação. 

Com autoria de Sílvia Amélia Bim, ex-coordenadora do Programa e ilustração de Kiara Cabral, a publicação foi lançada durante a 38ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), que ocorreu no final de julho. Segundo a autora, a partir de 2015 alguns livros infantis sobre Ada Lovelace foram lançados em língua inglesa. Ela chegou a consultar algumas editoras sobre a possibilidade da tradução para o português e diante da resposta negativa resolveu iniciar o projeto de um livro infantil em português. 

De acordo com a autora é necessário desmistificar a Computação cada vez mais cedo. E um livro infantil, contando a história de uma mulher que tem um papel muito significativo na história da Computação, pode ser um elemento importante para motivar meninas a escolherem esta área para atuação profissional. “Além disto, mostra para os meninos que as mulheres sempre contribuíram significativamente para construir a área de Computação. A leitura compartilhada com pais, mães, avós, tios e tias, pode mostrar para toda a família que Computação pode ser uma paixão e uma profissão para todo mundo, independente de gênero”, esclarece Sílvia. 

Mais sobre Ada Lovelace

A vida de Ada é inspiradora! Inglesa, filha de mãe matemática e pai poeta, foi incentivada pela mãe a estudar muito: matemática, física, química, francês. Mas a emoção, a imaginação e a criatividade foram a herança de seu pai, mesmo nunca tendo convivido com ele. Da amizade com Charles Babbage – cientista que ficou conhecido como o “pai da computação” – surgiu a oportunidade de contribuir com os projetos do amigo no desenvolvimento da primeira máquina de cálculo, além de ser responsável pelo algoritmo que poderia ser usado para calcular funções matemáticas. E assim, “nasceu” o primeiro programa de computador entre 1842 e 1843. O dia em que se comemora o seu legado é celebrado anualmente na segunda terça-feira de outubro. O “Ada Lovelace Day” tem como objetivo lembrar os feitos das mulheres nas ciências, tecnologia, engenharia e matemática, assim como encorajar que mais mulheres sigam este caminho.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Luis Miranda
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br