TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Entrevista por vídeo: tendência que pode virar prática
   
     
 


20/08/2018

Entrevista por vídeo: tendência que pode virar prática
Entrevista de emprego através de videoconferência não é algo novo, mas recente e em franca expansão no segmento de RH em diversas partes do mundo

A tecnologia reforça todos os dias a realidade de estarmos vivendo o futuro aqui e agora. No contexto de recrutamento e seleção identificamos os avanços em diversos processos da área como, por exemplo, o novo modelo de entrevistas.

Além do uso de vídeo currículo na triagem de candidatos em processos seletivos, as grandes companhias já trocaram a tradicional entrevista presencial por videoconferência, usando ferramentas como Skype e Hangout (recurso do Google para videochamadas), por exemplo.

Este modelo de entrevista online beneficia tanto as empresas quanto os candidatos, uma vez que a distância já não é um impeditivo. Para as empresas o formato ajuda ainda na redução de custo e agilidade do processo, enquanto que para os candidatos os benefícios se estendem e de diversas formas.

Benefícios para o candidato:

- não precisar se preocupar com deslocamento, trânsito e imprevistos;

- ficar mais confortável por ter o controle do ambiente, e desta forma reduzir a ansiedade do momento;

- poder deixar uma cola dos principais pontos que gostaria de falar em um post-it ao lado da tela, sem esquecer de abordar as  principais realizações nos três pontos principais que o recrutador quer saber: 

1.      Pessoal - hobbies, interesses, valores pessoais e os motivos que o levam a querer trabalhar na empresa.

2.      Acadêmico - desafios enfrentados durante a faculdade, viagens de estudo, projetos que participou ou liderou.

3.      Profissional - Foco nos resultados já conquistados com o trabalho, descrição das principais competências e o quanto elas agregaram em cada experiência profissional que já teve.  

É claro que para o candidato este modelo de entrevista pode ser algo muito intimidador, uma vez que a maioria está habituada a usar estas ferramentas para bate-papos informais. Sendo assim, é bem comum o medo e falta de preparação na primeira experiência. É fato que nem todas as pessoas se sentem confortáveis diante de uma câmera, ainda mais sendo avaliadas.

A psicóloga e consultora de carreira Renata Félix, idealizadora do curso Admirável Emprego Novo, elencou algumas dicas importantes para quem vai enfrentar pela primeira vez o desafio de uma entrevista através da webcam.

Cuidados que o candidato precisa ter: 

Subestimar o processo, achando que por ser à distância é mais informal. Pelo contrário, o cuidado com a hora, com a roupa que está vestindo, com a postura durante a entrevista são as mesmas de uma por vídeo.  

A vestimenta deve ser uma roupa que você usaria no seu primeiro dia de trabalho. Para isso procure todas as informações sobre a cultura da empresa, se é mais formal ou informal, tanto no site quanto notícias e fotos que estão divulgadas nas mídias. O Linkedin também serve muito bem para esse tipo de pesquisa.  

Demonstrar sentimento, cuidar para não ficar muito sério e sem expressão. Você quer passar que está muito animado com a oportunidade, confiante e tranquilo. Isso deve se refletir nas suas expressões faciais, tom de voz e gestos a autoconfiança é uma das coisas que MAIS FAZ A DIFERENÇA na hora da entrevista, porque o selecionador vai avaliar a pessoa que a empresa deseja ter por bastante tempo no seu quadro de funcionários.  Então você precisa demonstrar a SEGURANÇA de encarar o desafio que vem pela frente, e a animação em trabalhar nesta empresa. Estar confiante é estar tranquilo e falar de forma clara e direta. é diferente de ser introvertido ou extrovertido. Você pode ser qualquer um dos dois e mesmo assim mostrar bastante autoconfiança. 

No treinamento Admirável Emprego Novo nós ensinamos algumas técnicas para o candidato aumentar sua autoconfiança. Uma dela é muito simples, porém muito poderosa. E você pode utilizar nesse contexto da entrevista à distância. 

Trata-se de ter em mente os dois pensamentos de autoconfiança. São eles: 

O primeiro: “Eu vou fazer o meu melhor para dar um show na entrevista e encantar o selecionador.” Para isso o que você pode fazer é se preparar bem para a entrevista.  

O segundo: “Por mais que eu me saia bem, o resultado da entrevista não está no meu controle.” Muita, mas muita coisa mesmo pode acontecer fazendo com que você não consiga o emprego. Não fique frustrado ou remoendo o que não deu certo e continue sua busca.  

Isso funciona porque o caminho para o desastre é pensar que você vai fazer um teste que é difícil e uma pessoa vai estar avaliando. Isso gera uma série de pensamentos sobre o que pode não dar certo. No momento da entrevista você irá atrair as mesmas situações que imaginou. 

Ao invés disso, pense que você vai conversar com uma pessoa que já gostou do seu currículo e se a conversa for boa em breve trabalharão na mesma empresa.  

Lembre também de situações em que esteve autoconfiante, sinta como se sentiu nessas situações. Agora imagine que está na entrevista se sentindo exatamente assim e visualize a conversa com o selecionador. Imagine a conversa fluindo muito bem, e ele ficando encantado com você. Guarde essa imagem na sua memória para lembrar dela logo antes da entrevista. 

Sobre Renata Félix: Psicóloga com mais de oito anos de experiência na área de Recursos Humanos de empresas de grande e médio porte. Coach certificada pela SLAC – Sociedade Latino Americana de Coaching, possui qualificação como Analista Comportamental DISC e Analista PDA (Personal Development Analysis).

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Lizi Ricco
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br