TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Intenção de Consumo das Famílias gaúchas cai 1,4% em julho
   
     
 


20/07/2018

Intenção de Consumo das Famílias gaúchas cai 1,4% em julho
Informação é da Fecomércio/RS

A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avaliada pela Fecomércio-RS encerra o mês de julho aos 74,0 pontos, o que representa uma queda de 1,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Recuos no confronto com o mesmo mês de 2017 também ocorreram nos componentes que avaliam as condições de acesso ao crédito, a situação do emprego e as expectativas das famílias do Rio Grande do Sul. A pesquisa pode ser acessada aqui.

Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, grande parte das incertezas é gerada pela proximidade do período eleitoral, fato que impacta diretamente nas condições de consumo das famílias. O indicador que mede a segurança com a situação do emprego permaneceu em patamar otimista em julho, alcançando 103,9 pontos, contudo, recuou 10,0% sobre julho do ano passado. “Embora a taxa de desocupação esteja menor do que em 2017 e a geração de postos esteja positiva, o mercado de trabalho segue enfraquecido”, afirma Bohn.  O dirigente reforça ainda que o cenário eleitoral indefinido força as empresas a postergarem possíveis  contratações para depois do pleito.

A avaliação quanto à situação de renda atual alcançou 85,9 pontos, alta de 12,6% em relação a julho/2017. Segundo a pesquisa, a percepção das famílias segue melhorando no confronto interanual especialmente pelo fato de a inflação estar abaixo da meta perseguida pelo Banco Central, de 4,5% ao ano. “Após os reflexos da greve dos caminhoneiros, a avaliação dos preços por parte das famílias voltou a melhorar, pois a inflação segue em patamar reduzido”, pontua o presidente da Fecomércio-RS.

O indicador referente ao nível de consumo atual registrou em julho 73,9 pontos, uma elevação significativa de 36,0% na comparação interanual. O indicador que avalia a facilidade de acesso ao crédito atingiu 47,8 pontos em julho, redução de 35,4% sobre julho/2017. O cenário de incertezas e recuperação lenta do mercado de trabalho vem gerando certa cautela na decisão das instituições financeiras na hora de conceder crédito. Em relação ao momento para o consumo de bens duráveis, o ICF apurou uma elevação de 8,9% em julho sobre o mesmo mês de 2017, chegando a 54,2 pontos.

Em relação às expectativas das famílias do Rio Grande do Sul, o indicador de perspectiva profissional caiu 0,9% sobre o mesmo mês de 2017, alcançando 71,5 pontos. Mais uma vez a pesquisa mostra que o ano eleitoral reflete no movimento de recuperação do mercado de trabalho. Já nas perspectivas de consumo, houve retração de 3,4% na comparação interanual, desempenho que decorre da fraca recuperação econômica que acaba impactando na perspectiva de emprego das famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecomércio-RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br