TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Programa Sesc Envolva-se inicia curso com 35 detentos na Cadeia Pública
   
     
 


17/07/2018

Programa Sesc Envolva-se inicia curso com 35 detentos na Cadeia Pública
Aula inaugural ocorreu nesta segunda-feira (16/07) e curso segue até 10/9, com cerimônia de formatura e certificado

Nessa segunda-feira, 16 de julho, o Programa Sesc Envolva-se iniciou oficialmente o curso de “Criatividade e Estilo: Casa e Decoração” na Cadeia Pública de Porto Alegre. A atividade, que ensinará a técnica de tear para a confecção de mantas e tapetes com retalhos de tecidos, contou com 35 detentos presentes, entre eles, Rodrigo, que participa pelo segundo ano do projeto. “Antes eu estava perdido na droga, hoje eu tenho uma direção, uma esperança de uma vida melhor. Se não existisse esse lugar, se eu estivesse lá no fundo da cadeia, a situação poderia ser diferente”, declara o preso que conta os dias para sua liberdade, prevista para dezembro, após quatro anos de cárcere.

Totalizando 27h/aula, o curso será ministrado todas as segundas-feiras, das 9h às 12h. Ao longo das aulas, os alunos irão confeccionar materiais para uso próprio, coletivo e também para doação a alguma entidade social. No último encontro, no dia 10 de setembro, será realizada uma cerimônia de formatura, com entrega de certificado. Conforme explana o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz, este momento final é muito importante para os detentos, pois é o resultado do trabalho dedicado, uma demonstração de reconhecimento que estimula a continuação do desenvolvimento pessoal. “Trazer uma ação destas para cá é o reflexo do pensamento do Sesc/RS, de que acreditamos na mudança. Acreditamos que podemos mudar os aspectos do nosso meio social investindo nas pessoas”, afirma Schmitz.

Convidado pela Susepe, o Sistema Fecomércio-Sesc/RS realiza há três anos o Envolva-se nas penitenciárias da Capital gaúcha. A primeira edição foi desenvolvida no Presídio Feminino Madre Pelletier, enquanto a segunda já ocorreu na Cadeia Pública. Nesta última, as ações são voltadas aos carcerários da ala dos dependentes químicos. A turma do curso de 2018 é composta por cerca de 50% por pessoas que já participaram da edição anterior, dando continuidade ao que foi aprendido. “O objetivo é que eles possam sair daqui com uma profissão, que possam enxergar nessa atividade uma grande oportunidade de renda e sustendo futuro”, esclareceu Fabiane Gasparini, assistente social do Sesc Comunidade.

O Programa Envolva-se é uma rede de solidariedade que atua em prol da sustentabilidade ambiental e a partir de três pilares: as empresas doadoras de insumos e matéria prima; as entidades sociais que transformam a matéria prima em arte; e o Sesc que realiza a mediação entre os parceiros do Programa, dando apoio logístico e disseminando conhecimentos a partir de ações educativas. Mais informações estão disponíveis no telefone (51) 3224-0538 ou no site www.sesc-rs.com.br/comunidade.

Sobre o Sesc/RS – Com sete décadas de atuação no Brasil e no Rio Grande do Sul, a Instituição pertencente ao Sistema Fecomércio-RS realiza ações em 100% dos municípios gaúchos, promovendo o bem-estar social de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e de toda a comunidade. O propósito do Sesc/RS é o de cuidar, emocionar e fazer pessoas felizes, e todas as 497 cidades gaúchas recebem atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Atualmente, a estrutura da Instituição conta com 43 Unidades Operacionais Sesc e 21 Unidades Sesc/Senac. Saiba mais em www.sesc-rs.com.br.

Fonte: Assessoria de comunicação e marketing SESC/RS
Autor: Niágara Braga
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Marcos Nagestein


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br