Os consumidores gaúchos acabam de ganhar uma nova opção para economizar na hora de levar seu refrigerante para compartilhar com a família. Na verdade não apenas uma, mas três. A Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, acaba de lançar para o mercado do Rio Grande do Sul os três sabores de Fanta em embalagens RefPET retornáveis. Além da Coca-Cola sabor original, que já estava disponível na opção de embalagem de 2 litros retornável, os consumidores ganham a opção de levar Fanta nos sabores laranja, uva ou guaraná.
As novas embalagens proporcionam um hábito de compra em que o consumidor leva a sua garrafa vazia e troca por uma cheia de qualquer um dos sabores disponíveis, pagando apenas pelo líquido a partir da segunda compra. A iniciativa reduz o descarte e oferece ao consumidor opções mais rentáveis, acessíveis e sustentáveis.
”Ao reutilizar a RefPET 2 litros retornável, o cliente paga apenas R$ 4,29 (preço sugerido) para levar outra cheia para casa. Para garantir o reaproveitamento das embalagens, elas passam por um rigoroso sistema de higienização e seleção, com a finalidade de manter o alto nível de qualidade dos requisitos da Coca-Cola Brasil. A novidade já pode ser encontrada nos principais pontos de venda de todo o Estado.
“A sustentabilidade é um dos pilares fundamentais da nossa política de negócio e estamos trabalhando e investindo para alcançarmos o compromisso firmado pela companhia de oferecer um destino correto para todas as embalagens colocadas pela empresa no mercado até 2030. As embalagens retornáveis terão um papel fundamental e serão importantes aliadas nesse processo”, destaca Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.
A Sustentabilidade e o compromisso com o Meio Ambiente
O lançamento de novas embalagens está em linha com a recém divulgada política de embalagens da The Coca-Cola Company que tem um objetivo ambicioso: ajudar a recolher o equivalente a 100% das embalagens que coloca no mercado, até 2030, em todo o mundo. A Coca-Cola Brasil vai chegar ao fim de cinco anos (2016-2020) com investimento de R$1,6 bilhão para garantir a entrega dessa meta. A estratégia de embalagens sustentáveis conta com uma visão completa da cadeia produtiva. Entre as iniciativas do Sistema Coca-Cola Brasil, as ações de reuso de embalagens estão voltadas para o objetivo de dobrar, em cinco anos (2016-2020), a participação de retornáveis no portfólio, chegando a 30%. Hoje, cerca de 20% do portfólio é composto por embalagens retornáveis (RefPET e vidro). Esse formato oferece ao consumidor uma opção mais acessível e sustentável, uma vez que cada garrafa é reutilizada até 25 vezes, e não gera resíduos ao final de seu ciclo de uso.
Sobre a Coca-Cola FEMSA
Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país). A empresa, maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo, também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.
No Brasil está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás. No país, conta com uma estrutura de 44 centros de distribuição, 24 Cross Dockings e 21 Cross Trucks, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.