TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Nos 70 anos da formação do Estado de Israel
   
     
 


20/06/2018

Nos 70 anos da formação do Estado de Israel
Paz e Terra lança relato definitivo sobre sua história

“Um guia indispensável.  A autora faz uma grande análise sobre história econômica, social e cultural – usa a literatura hebraica de forma inteligente, para ilustrar os temas, e capta sucintamente o zeitgeist dos tempos.” – Publishers Weekly 

“Escrita de forma acessível, a pesquisa de Shapira sobre a história de Israel fornece um texto instigante para aqueles que não estão familiarizados com o Estado judeu.” – Jerusalem Post 

Uma das mais notáveis historiadoras da atualidade, Anita Shapira é a fundadora do Centro Yitzhak Rabin para Estudos sobre Israel. Sua bagagem no tema a credencia para escrever aquele que é um dos mais definitivos e abrangentes relatos sobre a história do sionismo.  Em “Israel – Uma história”, que chega às livrarias em junho pela Paz e Terra, a autora apresenta, de maneira empolgante, numa narrativa organizada cronologicamente, o surgimento do sionismo na Europa, no contexto das relações entre judeus, árabes, turcos e outros setores da Palestina sob o domínio otomano.

O livro é uma grande análise sobre a história econômica, social e cultural de Israel. No texto, Anita não se limita a falar de guerras e conflitos, mas comenta também os motivos que levaram a essas guerras, fatos ocorridos em tempos de paz e alicerces culturais e ideológicos que permitiram a criação do Estado de Israel. Ela analisa ainda de forma profunda os desafios de construção da nação israelense, incluindo a imigração em massa, a modificação dos hábitos culturais, a política de guerra, a diplomacia mundial e a criação de instituições democráticas e de uma sociedade civil.

A autora não se esquiva de questões polêmicas – como a destruição dos vilarejos árabes conquistados durante a guerra de 1948-1949 – e humaniza a história por meio de referências a diários, memórias e literatura. O relato começa com o surgimento do movimento sionista, ainda no século 19, e vai até os anos 2000. Ao longo da narrativa, Anita utiliza mapas para ilustrar melhor as movimentações para o leitor. No fim do livro, deixa a sugestão de uma vasta bibliografia complementar para quem quiser se aprofundar ainda mais no tema. 

TRECHO: 

“A noite de 29 de novembro de 1947, que se seguiu ao voto da partilha da Palestina na Assembleia Geral das Nações Unidas, foi marcada por uma efusão espontânea de júbilo. Multidões dançaram nas ruas, rezas de louvor foram entoadas em sinagogas abertas especialmente no meio da noite, e crianças adornaram com flores sinistros carros blindados ingleses. Mas David Ben-Gurion foi um dos que não participaram das celebrações. Realista, estava ciente do alto custo em vidas que seria cobrado pela criação do Estado de Israel. Um ano antes, durante o vigésimo segundo Congresso Sionista, Ben-Gurion tinha dito aos responsáveis pela segurança do Yishuv que as forças judaicas deveriam ser contidas, para evitar qualquer confronto com os ingleses; a criação do Estado estava para ser declarada e implicaria não só uma guerra contra os árabes da Palestina, mas também contra as Forças Armadas dos países árabes.” 

Anita Shapira nasceu em Varsóvia, na Polônia. É professora emérita na Universidade de Tel Aviv.  Internacionalmente aclamada, Shapira publicou estudos pioneiros sobre a história do sionismo, relações entre judeus e árabes e o Estado de Israel. “Israel – Uma história” venceu o Prêmio do Livro Nacional Judeu de História e o Prêmio do Institute Azieli de Melhor Livro em Estudos sobre Israel em Inglês ou Francês. 

ISRAEL – UMA HISTÓRIA

(Israel  –  A story) 

ANITA SHAPIRA 

Tradução: Debora Fleck e Samuel FeldbergPáginas: 630

Preço: R$ 99,90

Editora: Paz & Terra | Grupo Editorial Record

Fonte: Departamento de Comunicação - Grupo Editorial Record
Autor: Thais Britto
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Divulgação


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br