TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
FCDL-RS apoia movimento dos caminhoneiros do Brasil
   
     
 


24/05/2018

FCDL-RS apoia movimento dos caminhoneiros do Brasil
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS vem oficializar seu apoio ao movimento de paralisação dos caminhoneiros brasileiros, em protesto à alta exagerada do preço dos combustíveis

Entendemos que mesmo diante de um cenário internacional onde o preço do petróleo vem passando por subsequentes altas e o dólar encontra-se em processo de valorização, não há motivos razoáveis para que o Brasil esteja posicionado na segunda posição, dentre os países produtores de petróleo, com o combustível mais caro. 

Compreendemos que esta situação distorcida é decorrência de três fatos, quais sejam: a alta carga fiscal sobre os combustíveis; a Petrobras ser uma empresa brasileira monopolista na extração e refino de petróleo, carregando graves e custosas ineficiências de gestão que impactam no preço final dos combustíveis; e o processo de dilapidação patrimonial da própria Petrobras, decorrente de casos de corrupção, atualmente em investigação e julgamento pela conhecida Operação Lava Jato. 

E por ter tal compreensão, entendemos não ser aceitável que o conjunto da população brasileira seja sobre onerada pelas consequências de ineficiências administrativas, monopólios e atos de corrupção. 

Ao contrário, em um momento de crise, a economia nacional precisa é de abundância energética para se revigorar e a Petrobras, enquanto empresa pública, deveria estar servindo aos interesses do país. Uma vez que a prática é diferente, não há motivos para que tal atividade empresarial esteja nas mãos do Estado, especialmente sob o caráter de monopólio. 

Por outro lado, enfatizando antes o nosso entendimento e apoio à paralização dos caminhoneiros do Brasil, chamamos a atenção das lideranças deste segmento para o fato de que a sociedade nacional – igualmente vítima da situação dos combustíveis – está começando a passar pelas dificuldades adicionais de uma situação geral de desabastecimento, já comprometendo questões essenciais como alimentação e liberdade de ir e vir, pela falta de combustível. 

Neste sentido, solicitamos que neste momento, o movimento dos caminhoneiros – que já deu inequívoca demonstração de sua força, importância e organização – flexibilize a rigidez de sua paralisação, permitindo, ao menos, a livre circulação de produtos perecíveis, medicamentos e combustíveis, com o objetivo de amenizar uma situação de desabastecimento nacional que está prestes a assumir características de flagelo social. 

 Reiteramos o nosso apoio à causa dos caminhoneiros do Brasil, mas chamando a atenção de que o alvo dos protestos é o Poder Executivo, a Petrobras e, em certos casos, o conceito amplo do que chamamos de “classe política”. Não consideramos correto que os demais grupos empresariais, de trabalhadores, profissionais liberais, idosos e crianças em idade escolar se tornem vítimas secundárias de um movimento cuja causa é justa. 

Pedimos, por isto, ponderação positiva às lideranças do movimento em questão, que continuará contando com o nosso apoio na medida em que não transcender os limites do razoável, medido pelo abastecimento essencial das comunidades.

Vitor Augusto Koch - Presidente da FCDL-RS

Fonte: Imprensa FCDL/RS
Autor: César Moraes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br