TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Café Conosco da ABRH-RS destaca o tema da liderança com a palestra Navegando no Caos
   
     
 


16/03/2018

Café Conosco da ABRH-RS destaca o tema da liderança com a palestra Navegando no Caos
Cássio do Canto apresentou reflexões sobre Adaptabilidade, Foco no Processo e Liderança Híbrida, abordando as analogias entre mundo náutico e ambiente corporativo

A Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS) realizou, nesta quinta-feira (15), a edição de março do Café Conosco com o tema Navegando no Caos. O encontro abordou as analogias entre mundo náutico e corporativo, usando o mindset e funcionamento das tripulações bem sucedidas como inspiração para o mundo dos negócios. Quem apresentou o tema foi o especialista em Liderança e Gestão de Equipes e coordenador da Equipe Brasileira de Vela Juvenil, Cássio do Canto. 

Cássio do Canto apresentou reflexões sobre como navegar por cenários desafiadores, buscando chegar mais longe. Estar no mesmo barco, tendo um único destino como objetivo comum. Depender essencialmente da capacidade de colaboração e liderança das pessoas. Como quem guia um barco, guiar empresas e pessoas é enfrentar constantes mudanças no ambiente e precisar ajustar o rumo, rever o planejamento e se adaptar de maneira ágil. “Na era industrial, o foco era em resolver o problema e executar a tarefa. Agora, precisamos focar no processo, em como vamos executar os desafios como grupo, como vamos trabalhar entre nós e buscar informações e objetivos comuns”, destacou o palestrante.

 

“Times que não planejam como vão atuar em conjunto e como se relacionam enfrentam desgastes e insatisfações. Em um time bem sucedido, quando criamos momentos de troca para resolver pequenos conflitos o resultado é muito melhor”, salientou Cássio do Canto. E complementou: “Estar no mesmo barco não é suficiente”, alerta. E questiona: “Como lidamos com idéias diferentes? Como lidamos com não saber algo? Como atuamos com erros? Como tomamos decisões? Forças externas no cenário macroeconômico são iguais para todos. Depende de cada equipe e liderança se adaptar para os desafios. Criar um ambiente com mais autonomia, convergente para o mesmo caminho. O papel da liderança é saber entender e estar alinhado à esta necessidade de inovar, de forma mais colaborativa”, destaca do Canto.  

Cássio é velejador e ex-atleta da seleção brasileira. Desde 2012 é coordenador da equipe brasileira de vela juvenil, desenvolvendo atletas para os próximos ciclos olímpicos. Foi membro do comitê técnico das competições da Vela na Olimpíada RIO2016. Tem no currículo mais de 1.000 milhas navegadas, 4 títulos Brasileiros e 3 Sul-Americanos. Aluno de Administração da UFRGS, com especialização em Liderança e Gestão de Equipes pela Hyper Island (Suécia) e Design de Aprendizagem pela KaosPilot (Dinamarca). É fundador e facilitador da PrimeSail, consultoria de trabalho em equipe e liderança com sedes em POA, SP e RJ. 

Sobre a ABRH-RS

 

Referência nacional entre as seccionais da ABRH Nacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos - RS acumula 43 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Com mais de 1,7 mil associados, a entidade atua com foco na capacitação e qualificação profissional, por intermédio de cursos e eventos realizados durante todos os meses do ano. Realiza eventos técnico-científicos como o CONGREGARH, fóruns de liderança, relações trabalhistas, bem como pesquisas relacionadas à gestão de pessoas.

Fonte: Enfato Multicomunicação
Autor: Gabriel Campos Machado
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br