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Convênio garante US$ 1 milhão aos Portais em Porto Alegre
   
     
 


16/11/2009

Convênio garante US$ 1 milhão aos Portais em Porto Alegre
Foi assinado convênio de cooperação técnica entre a prefeitura e a Corporação Andina de Fomento (CAF), que destina receita para qualificar o projeto
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Assinatura do financiamento de US$ 100 milhões acontece em 2010


TRANSPORTES

Convênio garante US$ 1 milhão aos Portais

O prefeito José Fogaça assinou hoje, 16, no Paço Municipal, convênio de cooperação técnica com a Corporação Andina de Fomento (CAF), que destina US$ 1 milhão para qualificação do projeto Portais da Cidade. Aprovado pelo comitê interno da CAF em outubro, o recurso será destinado à complementação do desenho e do plano de implantação do projeto, com foco nos componentes de engenharia, ambiental, socioeconômico, operacional e de negócio, tecnológico e de comunicação e marketing. (veja o vídeo)

A conclusão dos trabalhos da cooperação técnica conduzirá à assinatura do contrato de financiamento de US$ 100 milhões da CAF para os Portais, prevista para ocorrer no início do próximo ano. O custo total da implantação do projeto está estimado em 210 milhões de dólares, incluindo investimentos privados e contrapartidas da prefeitura.

 

“Os Portais significam não só melhorar o transporte, mas mudar a cara de uma cidade aderindo a um padrão ambiental superior. Esse projeto começa a ganhar rumo definitivo e agora encontra sustentação no apoio que temos da CAF, que vai nos permitir avançar e estruturar o projeto”, disse Fogaça, lembrando que a obra é uma das ações estratégicas que atendem às exigências da Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014 na Capital.

Projeto modelo - O projeto prevê a construção de três grandes terminais com operações comerciais e de serviços para garantir a sustentabilidade: Cairu, na Avenida Farrapos, Princesa Isabel, na Azenha, e Zona Sul, perto do Beira-Rio. Nos Portais, passageiros de ônibus vindos dos bairros e da Região Metropolitana farão uma transferência integrada para outros veículos, que realizarão a conexão entre os portais e outras 18 estações na Capital.

“Acreditamos que essa intervenção vai transformar a cidade, o Estado e toda a população. O projeto será um sucesso, mostraremos a todo o Brasil e aos países com os quais a CAF trabalha. Vai se converter em um modelo”, disse a diretora da CAF em Brasília, Moira Paz-Estenssoro, que assinou o convênio junto com o prefeito, representando o presidente executivo da organização, Luis Henrique Garcia.

 

Os Portais

O projeto Portais da Cidade vai representar um novo sistema de circulação e transporte para Porto Alegre, que funcionará assim: os ônibus procedentes dos bairros e da região metropolitana chegarão nos Portais, onde os passageiros farão uma transferência integrada para veículos mais modernos, mais rápidos, mais seguros e menos poluentes, que farão a conexão entre os portais e mais 18 terminais na região central, por meio de uma linha especial, que circulará pelos corredores exclusivos. É um dos projetos especiais visando à preparação da Capital para a Copa de 2014.

A proposta com a CAF prevê a construção de três grandes portais, que contarão com operações comerciais e de serviços, para garantir a sustentabilidade: Cairú (confluência com a av. Farrapos),  Princesa Izabel (Azenha), e Zona Sul (proximidades do estádio Beira-Rio). O Centro Popular de Compras – CPC (Camelódromo) e o Terminal Parobé ao lado do Mercado Público também estarão integrados à operação.

Melhorar as condições de acessibilidade ao centro, oferecendo mais segurança, agilidade e conforto, além de contribuir para a revitalização da região, também são desafios do projeto. Os Portais estão sintonizados com experiências importantes na área de transportes, conhecidos como Bus Rapid Transit (BRT), a exemplo do Transmilênio (Bogotá) e, ainda Curitiba, Santiago, Sidney, Beijing, que já utilizam bem sucedidos projetos semelhantes. Mais de 80 cidades em todo o mundo estão implantando seus BRTs.

Entre as obras previstas está o complexo de obras de arte para solucionar o X da rodoviária, que permitirá o acesso direto a Castelo Branco, priorizando também o sistema BRT no acesso a Avenida Farrapos.

Entretanto, para compatibilizar o projeto com a Linha 2 do Trensurb, foi descartado o túnel sobre a Esquina Democrática, uma vez que está previsto ali um túnel também do futuro Metrô. Isso significa também que o projeto dos Portais será compatibilizado com a Linha 2 do Metrô.

Fonte: PMPA
Autor: Assessoria de Comunicação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

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