TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Banhos de mar e de piscina podem desencadear otite externa
   
     
 


21/02/2018

Banhos de mar e de piscina podem desencadear otite externa
Prática precisa estar acompanhada de alguns cuidados para evitar transtornos

As altas temperaturas pedem banhos de mar ou de piscina para refrescar. Mas essa prática precisa estar acompanhada de alguns cuidados para evitar transtornos como a otite externa. A otorrinolaringologista do Hospital Mãe de Deus, Dra. Bianca Hocevar Moura, explica que banhos de imersão prolongados, como de mar ou piscina, podem provocar excesso de umidade que leva à maceração da pele e à quebra da barreira de cerume, mudando a microflora do canal do ouvido. É um quadro que favorece o crescimento de bactérias que causam a otite. Por isso, a otite externa é também conhecida como a otite do nadador. 

Os principais sintomas são dor de ouvido, coceira, secreção no ouvido, umidade, diminuição da audição e sensação de abafamento auditivo. A otorrrino afirma que qualquer pessoa pode ter uma otite externa, mas existem alguns perfis mais propícios ao problema, entre eles quem abusa da limpeza com cotonetes. A limpeza excessiva, ou agressiva, do ouvido, não só remove o cerume, mas também pode criar escoriações ao longo da fina camada de pele no canal auditivo, permitindo que bactérias tenham acesso aos tecidos mais profundos. Há outros casos em que os problemas ocorrem em usuários de dispositivos auriculares como aparelhos e fones pelo possível e constante trauma ao conduto auditivo. A otite externa também pode atingir pessoas com problemas dermatológicos crônicos que afetam a pele dos ouvidos, como psoríase ou dermatite atópica. 

A Dra. Bianca diz que o tratamento em geral é feito com gotas otológicas e alerta que é necessário visitar o médico sempre que houver qualquer sintoma no ouvido como dor, coceira demasiada e secreções. Em casos extremos e raros, a otite pode causar uma infecção intensa chamada otite média necrotizante. Essa condição ocorre em pacientes diabéticos, idosos e imunocomprometidos, e acontece quando a infecção se espalha a partir da pele aos ossos, podendo levar à paralisia de nervos cranianos, abscesso cerebral e à meningite bacteriana. 

Como prevenir

- Evitar exposição prolongada à água

- Secar bem o ouvido ao sair de lagos/mar/ piscina 

- Não usar hastes flexíveis de algodão (cotonete) 

- Evitar pingar substância, exceto sob prescrição médica 

Saiba mais

O ouvido é dividido em 3 partes: externa(conduto), média (ossículos atrás do tímpano) e interna(nervo auditivo). A inflamação no conduto externo do ouvido é chamada otite externa.

Fonte: Moglia
Autor: Tiago Ritter
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br