TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Inadimplência cresce em outubro em relação ao mês anterior
   
     
 


16/11/2009

Inadimplência cresce em outubro em relação ao mês anterior
No acumulado do ano, índice ainda está em queda

A inadimplência (número de registros incluídos no SPC BRASIL – maior entidade e banco de dados da América Latina) apresentou crescimento de 7,08% no mês de outubro de 2009, em relação a setembro. Se comparada a outubro de 2008, foi verificada queda de 1,30%. No acumulado do ano, a inadimplência teve significativa queda de 12,03%%. Os resultados revelam o bom desempenho da economia. No comparativo a setembro, o crescimento da inadimplência ocorreu porque parte significativa dos empresários aproveitou a proximidade do Natal e a injeção de recursos do Imposto de Renda para registrar os débitos, com a esperança de que os inscritos no SPC BRASIL honrem os compromissos para voltar a consumir em breve.

O nível de confiança dos cidadãos também foi determinante. Até setembro, não assumiam dívidas em função da crise. Com a normalização do cenário econômico, voltaram a consumir, o que também ocasionou aumento da inadimplência. A queda da taxa básica de juros (Selic), a redução do IPI para a linha branca e o aumento da renda salarial foram responsáveis pelo aumento (2,70%) no número de consultas ao SPC Brasil no acumulado do ano. No confronto de outubro com setembro a elevação registrada foi de 2,81%, e na comparação com o mesmo mês do ano anterior alta de 1,63%. O volume de cancelamento de registros (pessoas que regularizam seus débitos no SPC BRASIL) também teve aumento de 5,44% em relação a setembro. Isto porque a queda na taxa de desemprego, a inflação dentro da meta estabelecida pelo BC e o início das contratações temporárias incentivaram os consumidores a regularizar os débitos. As mulheres continuam sendo as que mais honram seus compromissos (55,20%), contra 44,80% dos homens. O maior número de inadimplentes (49,17%) está na faixa até R$ 100.

Pesquisa

O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência é apurado com base na média de consultas ao banco de dados em todos os Estados do País e no Distrito Federal. Atualmente, o cadastro de consumidores conta com aproximadamente 150 milhões de Cadastro de Pessoas Físicas (CPFs), dentre os quais existem pessoas com débitos e também aquelas que apenas foram consultadas, mas que se encontram em dia com os seus compromissos financeiros.

O Indicador CNDL/SPC Brasil de Vendas e Inadimplência tem como principal objetivo medir a variação do volume de consultas, tanto de vendas, quanto de recuperação de crédito, em períodos pré-determinados. O público-alvo desta pesquisa é amplo. Abrange não apenas os comerciantes, mas empresários de todos os setores da economia, interessados em auferir com segurança a situação das vendas, recuperação e/ou agravamento da crise econômica, risco de crédito, aumento da inadimplência, elevação do número de consultas e arrefecimento da poupança.

Fonte: Assessoria de Imprensa da CDNL
Autor: Vera Batista
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br