TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Com alta tributação, CDs e DVDs são produtos piratas mais comprados
   
     
 


16/11/2009

Com alta tributação, CDs e DVDs são produtos piratas mais comprados
Somente em 2009, 78% dos brasileiros compraram um CD, enquanto 68% adquiriram um DVD pirata

A alta carga tributária e a facilidade de reprodução de mídias fazem com que os CDs e DVDs sejam os produtos piratas mais consumidos pelos brasileiros, revela pesquisa da Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro), que foi divulgada nesta segunda-feira (16).

De acordo com os dados, entre 2006 e 2009, 44% dos brasileiros acima de 16 anos consumiram algum produto pirata. Somente em 2009, a proporção foi de 46%, sendo que 78% compraram CDs e 68%, DVDs ao longo deste ano.

A pesquisa conclui que a facilidade com que os falsificadores podem reproduzir essa mídias, pelos avanços e pela disseminação da informática, além da carga tributária que chega a 43,25% do preço do produto, ajuda a compreender o fato de estes serem os produtos mais buscados pelos brasileiros no mercado ilegal.

Para a edição de 2009, mil domicílios foram pesquisados, em um total de 70 cidades de nove regiões metropolitanas, durante o mês de agosto.

Produtos piratas

Apesar de ainda estarem no topo da lista, o consumo de CDs e DVDs piratas está em queda no Brasil, o que foi ocasionado pela expansão do mercado de MP3, via Ipods e celulares, e a maior disseminação da internet para baixar músicas.

Além disso, os brinquedos também apresentaram queda no consumo pirata, o que foi explicado pelo estudo pela fiscalização mais rígida para o controle de qualidade destes itens, bem como a repercussão na mídia de casos envolvendo danos à saúde de crianças pelo uso de brinquedos falsificados.

Confira, na tabela abaixo, o ranking dos produtos piratas mais consumidos pelos brasileiros neste ano:

Produto Respondentes que consumiram
CD 78%
DVD 68%
Calças, bolsas ou tênis 6%
Relógios 5%
Perfumes 5%
Óculos 4%
Roupas 4%
Cigarros 3%
Artigos esportivos 2%

Fonte: Fecomércio-RJ

Itens como brinquedos, isqueiros, canetas, equipamentos eletrônicos, aparelhos de barbear, programas de computador e acessórios para veículo receberam 1% das respostas.

Fonte: Tele.Síntese
Autor: Flávia Furlan Nunes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 


























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br