TV CONSUMIDOR Bah! TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
RGE iniciará projetos de Eficiência Energética voltados à indústria e ao poder público
   
     
 


19/01/2018

RGE iniciará projetos de Eficiência Energética voltados à indústria e ao poder público
Com duração de seis meses, programa busca conscientizar empresas e instituições sobre o consumo consciente de energia elétrica

A Rio Grande Energia (RGE) iniciará, em fevereiro, dois projetos que possuem como objetivo promover o consumo mais consciente de energia em indústrias e instituições do poder público. O Programa Educacional de Eficiência Energética (PEEE) contará com aulas teóricas e a elaboração de projetos práticos de gasto eficiente de energia elétrica, que poderão ser implementados nas empresas. 

Os projetos, que fazem parte do Programa de Eficiência Energética da RGE, no total comtemplará 360 participantes nesta primeira edição, sendo 180 da indústria e 180 do poder público e ainda há vagas disponíveis. O curso acontece na modalidade semipresencial, com todos os conteúdos disponibilizados em um sistema online. Os quatro encontros presenciais do programa ocorrerão em Caxias do Sul e Passo Fundo, o que não impede que pessoas de outras cidades participem. 

A ideia é que, após o programa, as ações sejam desenvolvidas nas empresas e instituições dos participantes visando, entre outras coisas, a redução de custos com energia e manutenção, a modernização de equipamentos para ampliar a competitividade de gestão energética e a sustentabilidade. 

No início de março, um evento presencial apresentará o PEEE aos alunos, que será constituído por três módulos. No primeiro, haverá um nivelamento dos conhecimentos e a apresentação dos conceitos básicos de gestão eficiente de energia. Cinco disciplinas fazem parte deste módulo, entre elas Política de gestão energética, Comercialização de energia – preços e tarifas e Legislação e regulação do setor de energia. 

O segundo módulo do programa já apresentará avanços sobre os conceitos específicos de alguns equipamentos, com disciplinas como Medição e verificação, Consumo e produção, Eficiência energética no uso do vapor, em sistemas de refrigeração, em sistemas de condicionamento de ar, em sistemas de iluminação artificial, no uso da água, entre outros. Neste módulo, os alunos farão um pré-diagnóstico energético do seu local de trabalho e, junto aos técnicos do programa, simularão a economia de energia com ações de eficiência energética. 

No começo e no final de cada módulo, os alunos participam de workshop para apresentar os resultados e projetar as ações que seguirão. No último módulo, o projeto de eficiência energética será desenvolvido junto aos engenheiros da RGE. Para isso, serão trabalhadas questões que envolverão a viabilidade econômica do projeto e, também, pontos do setor de energia e do meio ambiente. 

Segundo o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, é preciso trabalhar, de maneira sistemática, projetos de educação para o consumo de energia, seja com pequenos, médios ou grandes clientes, como é o caso da maioria das indústrias e órgãos ligados ao poder público, como os hospitais. “Projetos como este levam informação aos clientes. Instigamos todos a pensarem, junto com a distribuidora de energia, em ações para que o consumo de energia seja mais eficiente e racional”, ressalta Deters. 

Ele também frisa que, a partir de capacitações como a do Programa Educacional de Eficiência Energética, as empresas podem apresentar projetos mais completos de eficiência energética nas chamadas públicas divulgadas anualmente pela RGE, quando as ações passam a ter apoio financeiro da distribuidora para sua concretização. 

O Programa Educacional de Eficiência Energética irá até setembro quando, em um evento conjunto, haverá a premiação dos melhores projetos. O curso tem duração de 260 horas e possui acompanhamento de tutores durante todo o processo, seja ele presencial ou à distância. O investimento na execução deste programa será de R$ 2,5 milhões, custeando todos os materiais para as aulas, bem como a presença de instrutores. O que se espera, ao final de todo o processo, são melhorias do consumo de energia nos diferentes locais em que os alunos atuam, o que pode ser levado para suas residências de igual forma. 

Interessados em participar do programa podem entrar em contato pelo e-mail comercial@datte.com.br até o dia 26 de janeiro. 

Sobre o Programa de Eficiência Energética 

Existente há 15 anos, o PEE-RGE é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Ele implanta ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, a educação para a utilização racional dos recursos naturais, além de diversas outras ações dentro dos projetos: RGE na Comunidade; RGE na Escola; RGE no Hospital; RGE na Indústria; RGE no Saneamento, RGE nos Prédios Públicos e Caravana RGE – Educando para a eficiência. Com um investimento de R$ 134.634.707,00 em 65 projetos realizados ao longo do período, o resultado foi de uma demanda evitada de 81.478 kW e de energia conservada de 274.878 MWh/ano. 

Sobre a RGE 

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.  

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado. 

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.  

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 105 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas

a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW, no final do primeiro trimestre de 2017. 

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index EmergingMarkets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.​

Fonte: Imprensa RGE
Autor: Anderson Guerreiro
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br