TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Pedrinho Figueiredo e Luiz Mauro Filho prestam homenagem à bossa nova no show 'Bossa de Dois'
   
     
 


15/11/2017

Pedrinho Figueiredo e Luiz Mauro Filho prestam homenagem à bossa nova no show 'Bossa de Dois'
A contribuição é espontânea

Pedrinho Figueiredo (flauta e sax soprano) e Luiz Mauro Filho (piano) homenageiam o movimento da Bossa Nova, no show "Dois na Bossa", dentro do projeto Chapéu Acústico, dia 23 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h, na Biblioteca Pública do estado (BPE). O título é uma referência ao histórico disco homônimo de Elis Regina com Jair Rodrigues, gravado em 1965. A contribuição é espontânea.

O repertório inclui composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Carlos Lyra, Paulo Sérgio Valle, Marcos Valle, Maurício Einhorn, Durval Ferreira, Chico Buarque e de outros inspirados compositores do Rio Grande do Sul, como Paulo Dorfman, Daniel Sá, e dos próprios Luiz Mauro e Pedrinho Figueiredo. Será uma apresentação de música instrumental, piano, flauta e sax soprano, em que os arranjos recebem um tratamento cuidadoso, preservando a delicadeza característica das melodias, com harmonias revisitadas, que trazem algumas surpresas. A improvisação estará presente e o duo promete brindar o público com muita emoção, neste momento necessário, quando a arte sofre em tantos espaços.

Pedrinho Figueiredo

Natural de Teresópolis (RJ), o flautista, saxofonista, arranjador, compositor e produtor de 52 anos está radicado em Porto Alegre desde 1981. Participou de mais de 400 gravações, tocando flauta ou sax, em aproximadamente mil músicas. Tem suas composições registradas em discos coletivos com sua própria interpretação e em CD's de Renato Borghetti, onde encontra-se, entre outras, a canção “Quarto do Bebê”, com a participação especial do saxofonista Paulo Moura. Faz arranjos para Orquestra de Câmara da ULBRA, OSPA, Banda Municipal de Porto Alegre e várias formações em outras cidades do RS e em outros estados.

Integra o grupo de Borghetinho há 27 anos, estando presente como músico, responsável técnico e arranjador em mais de 25 discos do gaiteiro. Com o Renato Borghetti Quarteto realizou cerca de 400 quatrocentos concertos na Europa, em 29 países, com destaque para o registro comemorativo de 10 anos destas turnês no DVD "Europa", e dos dois CD's ao vivo, gravados em Bruxelas e Viena. Nos discos de Renato Borghetti, é parceiro desde o segundo, com destaque para “Gauderiando”, que traz arranjos para formações diversas de instrumentos de sopro e percussão, e participação de várias formações de orquestra e do cantor Milton Nascimento. Assina também o desenho de som, trilha sonora, mixagem e captação de áudio de vários filmes e documentários.

Cursou, parcialmente, Bacharelado em Flauta na UFRGS, Engenharia Acústica e Música & Tecnologia, na UFSM e, atualmente, frequenta o curso de Licenciatura em Música, no IPA. No momento está finalizando a produção do disco "Cantos do Sul da Terra" de Demétrio Xavier. Faz a direção geral e é solista, junto com Samuca do Acordeon, do projeto Sobre Rodas de Choro e Chimarrão. É produtor do CD do Trio Instrumental Mafuá e está preparando o disco de choros do pianista e compositor Paulo Dorfman, que será gravado em duo.

Luiz Mauro Filho

Estudou com o pianista, arranjador e maestro Paulo Dorfman e cursou Bacharelado em Piano na UFRGS, com a professora Maly Weisenblum. Recebeu o prêmio de Melhor Instrumentista no III Festival do Choro de Porto Alegre (1993). Participou dos trabalhos de Nei Lisboa (3 discos, shows e direção musical em um disco ao vivo), Guinga (disco e shows), Débora Blando, Geraldo Flach, Lucia Helena (discos e shows), Loma (disco e shows), Lourdes Rodrigues (disco e shows), Rubens Santos, Fernando do Ó, Giovani Berti, Gelson Oliveira (disco e shows), James Liberato, Júlio Herrlein (Chumbinho), Jorginho do Trumpete, Henry Lentino, Maria Helena Andrade (disco e shows), Grupo Vocal Muito Prazer (disco e shows), Grupo Vocal Mandrialis, Edilson Ávila, Tito Madi, Mario Falcão (disco e shows), Ná Ozzetti, Zé Miguel Wisnik, Delicatessen (shows e discos), Pedro Mariano entre muito outros. É músico convidado da Orquestra do Teatro São Pedro. Compõe temas instrumentais e arranjos para outros compositores. Como compositor, teve a canção "Piu-piu" como ganhadora em 3º lugar, do I Festival de Música Instrumental do RS/1996. Recebeu o premio de Melhor Instrumentista no Festival Moenda Instrumental. Participou também do álbum Brasil 500 Anos que viajou para Argentina e Buenos Aires. Atualmente atua como arranjador, compositor, acompanhador entre outros.

Chapéu Acústico

Idealizado pelo fotógrafo e produtor Marcos Monteiro, o projeto vem, desde setembro de 2016, movimentando o Salão Mourisco da BPE - instituição da Secretaria da Cultura, Turismo, Esportes e Lazer (Sedactel) - com performances de grandes nomes do cenário musical gaúcho, entre instrumentistas de formação jazzística e cantores (as). A ideia surgiu da vontade de desenvolver atividades musicais sem depender de verba pública ou privada, com a parceria de artistas destes profissionais, dispostos a movimentar a cena artística. A ação se dá sem cobrança de ingressos, usando o chapéu como forma de arrecadação.

Serviço:

Dia: 23 de novembro de 2017 (quinta-feira).
Hora: 19h
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Contato: Com o produtor Marcos Monteiro (telefones 3013-2236 e 9935-0608 e e-mail duearth@terra.com.br).ibuição espontânea

Fonte: Biblioteca Público Estado RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br