TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Ospa celebra a Primavera com concerto especial no Jardim Botânico
   
     
 


22/09/2017

Ospa celebra a Primavera com concerto especial no Jardim Botânico
No dia 1º de outubro, domingo, às 18h, a orquestra retoma seu tradicional “Concerto de Primavera” sob a batuta do maestro Evandro Matté

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) dá as boas-vindas à nova estação em grande estilo. Depois de seis anos sem apresentar concertos no Jardim Botânico da Capital gaúcha, a Ospa, em parceria com a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), leva o tradicional Concerto de Primavera de volta ao local. No dia 1º de outubro, domingo, às 18h, o maestro Evandro Matté conduz os músicos, ao ar livre, em um programa repleto de trechos de óperas, danças e obras relacionadas a esta época do ano. O evento é aberto ao público, tem entrada franca e conta com os solos de Raquel Fortes (soprano) e André Carrara (pianista).

O maestro Evandro Matté, que é também diretor artístico da Ospa, comenta a importância do concerto na Temporada 2017: “Entre as grandes orquestras do Brasil, a Ospa é uma das que mantêm uma programação mais diversificada. Realizamos concertos em vários locais da cidade e do Estado, abrangendo diferentes públicos. Nada mais sintonizado com nosso perfil do que retornar a um espaço tão importante e querido de Porto Alegre – o Jardim Botânico –, em um grande evento ao ar livre”.

Sobre o Programa

Duas obras que retratam a Primavera integram o repertório da apresentação. Uma delas é “Vozes da Primavera”, valsa de Johann Strauss II (1825-1899), e a outra é “Primavera Porteña” de Astor Piazzolla (1921-1992) – parte do conjunto “Quatro Estações Portenhas” do compositor argentino. Desse grupo de obras, a orquestra também toca “Invierno Porteño”.

O famoso primeiro movimento da Sinfonia nº 5 de Ludwig van Beethoven (1770-1827) é uma das primeiras atrações do fim de tarde. Óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901) serão homenageadas – as Aberturas de “La Forza del Destino” e de “Nabucco” estão na lista, além de “Caro Nome”, ária de “Rigoletto”. Raquel Fortes faz os solos dessa última, encarnando a personagem Gilda. A soprano participa, ainda, da interpretação da famosa ária “A Rainha da Noite” de “A Flauta Mágica”, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791).

A música latino-americana não fica de fora da seleção. A dançante “Malambo”, parte da “Suite Estancia” do argentino Alberto Ginastera (1916-1983), e o “Tico-tico no Fubá” de Zequinha de Abreu (1880-1935) (Arranjo: Jambere), uma das melodias símbolo da música brasileira, aparecem no programa. André Carrara, pianista da Ospa, faz uma participação especial como solista desta última obra.

Sobre Evandro Matté (Brasil | Regente)

Diretor artístico e maestro da Ospa, da Orquestra Unisinos Anchieta e do Festival Internacional SESC de Música. Graduou-se em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), e fez especializações na University of Georgia (EUA) e no Conservatoire de Bordeaux (FRA). Tem regido diversas orquestras no Brasil, Argentina, Uruguai, Croácia, Itália, China, Alemanha, Estados Unidos e República Checa. É coordenador do projeto social Vida com Arte.

Sobre Raquel Fortes (Brasil | Solista – soprano)

É bacharel em Canto Lírico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2015, integrou a classe de jovens cantores do primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, onde trabalhou e apresentou Primeira Dama e Rainha da Noite da ópera "A Flauta Magica" de Mozart. Foi convidada a participar da 5ª edição da competição internacional Marcello Giordanni, na Itália, chegando à semifinal. Na UFRGS, fez parte dos elencos das óperas “Dido e Enéias” e “Orfeu”. Apresenta-se com as principais orquestras do estado. Atualmente, tem como orientador vocal o tenor Flávio Leite, além de participar de masterclasses com profissionais de carreira nacional e internacional.

Sobre André Carrara (Brasil | Solista – piano)

Natural de Ubá, Minas Gerais, Carrara é pianista da Ospa há nove anos. Desde 2013, atua também como professor da Escola de Música da orquestra. Paralelamente, mantém carreira como camerista, recitalista e concertista. Graduou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde posteriormente fez mestrado. Aperfeiçoou-se no Brasil e na França, em aulas com nomes como Nise Obino e Nelson Freire. Doutorou-se em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e obteve o reconhecimento do júri em diversos concursos nacionais e internacionais. Sua discografia inclui a gravação dos 12 Estudos op. 10 de Chopin, com excelente repercussão na crítica especializada.

Mais informações pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone (51) 32227387.

A Ospa é uma das fundações vinculadas à Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Sedactel). Os concertos da temporada 2017 são patrocinados, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (LIC), por Corsan e Banrisul. Apoio: Ipiranga, Thyssenkrupp e Ventos do Sul. A realização é de Ospa, Fundação Cultural Pablo Komlós e Sedactel.

Concerto de Primavera da Ospa
Realização em parceria com a Sema


Quando: Dia 1º de outubro de 2017, domingo
Horário: 18h
Local: Jardim Botânico (Rua Dr. Salvador França, 1427, Porto Alegre, RS)

ENTRADA FRANCA

Programa

Giuseppe Verdi: Abertura de “La Forza del Destino”
Ludwig van Beethoven: Sinfonia nº 5 (1º Movimento)
Giuseppe Verdi: Abertura de “Nabucco”
Giuseppe Verdi: “Caro Nome”, da ópera “Rigoletto”
Johann Strauss II: Vozes da Primavera
Astor Piazzolla (Arr.: José Bragato): Invierno Porteño e Primavera Porteña
Wolfgang Amadeus Mozart: “Rainha da Noite”, da ópera “A Flauta Mágica”
Alberto Ginastera: Malambo
Zequinha de Abreu (Arr.: Jambere): Tico-tico no Fubá

Regente: Evandro Matté (Brasil)
Solistas: Raquel Fortes (soprano) e André Carrara (piano) 

Fonte: Ospa
Autor: Mariana Sirena
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Marilia Lima


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br