O volume de vendas dos shoppings neste Natal será 7% maior do que no ano passado, de acordo com as estimativas da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping). No Natal de 2008, momento de maior preocupação dos consumidores com o agravamento da crise financeira, o crescimento nas vendas de Natal ficaram em 3,5%.
A Alshop prevê que, neste ano, os brasileiros comprarão em média 25 presentes, entre as famosas "lembrancinhas" e itens de maior valor.
Investimentos
O otimismo dos lojistas em relação às vendas de final de ano se refletiu na decoração de Natal dos shoppings e centros comerciais. De acordo com a associação, os 695 shoppings ativos no Brasil investirão R$ 400 milhões em ambientação (enfeites natalinos) e marketing específico para o período - crescimento de 10% comparado ao valor investido em 2008.
As contratações temporárias, comuns nesta época do ano, também crescerão em 2009. Cerca de 130 mil vagas serão abertas, número 30% maior que o registrado há um ano.