TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Recital de canto 'As Estações' leva Canção Brasileira de Câmara e Poesia à BPE neste domingo
   
     
 


23/06/2017

Recital de canto 'As Estações' leva Canção Brasileira de Câmara e Poesia à BPE neste domingo
O trabalho resulta da pesquisa de canções de câmara e poesias do repertório erudito brasileiro, tendo a memória como temática

"As Estações" é um espetáculo concebido por Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer, que integra música e literatura brasileiras, composto por canções de câmara, abrangendo obras dos séculos XIX, XX e XXI, de compositores de diversos estados, com estilos e linguagens variados. Na série Recitais Mourisco, tem apresentação no domingo, 25 de junho, a partir das 17h, na Biblioteca Pública do Estado, com entrada gratuita.

O trabalho resulta da pesquisa de canções de câmara e poesias do repertório erudito brasileiro, tendo a memória como temática. A alternância das estações, assim como outros ciclos da natureza (dia e noite, nascimento e morte), representa a passagem do tempo, nos remete a diversos momentos da vida, à experimentação de diferentes sensações e sentimentos, ao deslocamento no tempo e no espaço, à percepção do movimento entre pontos de partida e chegada... As lembranças do passado existem mesmo depois da destruição da forma que as gerou, por meio das imagens de um rio que passa, da chuva que cai, do sol que levanta e se põe no horizonte...

A interpretação está a cargo das sopranos Candice Rybu Mascarello, Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer e dos instrumentistas Gabriela Vilanova e Fernando Mattos. Almejando uma sonoridade diferente do convencional, as canções, escritas originalmente para voz e piano foram arranjadas por Fernando Mattos para diversas formações: solo ou duo vocal e instrumento(s) - viola de arco, rabeca, violão decacorde e viola caipira, combinados de várias formas - ou trio vocal a capella. A execução das canções é entremeada pela recitação de poemas sobre a mesma temática. O repertório conta com obras de H. Villa-lobos, Carlos Gomes, A. Nepomuceno, Natho Henn, Luiz Cosme, Bruno Kiefer, Dimitri Cervo, Ronaldo Miranda, Ernani Aguiar, Flávio Oliveira, Fernando Mattos, Lorenzo Fernandez, C. Guerra-Peixe, Gilberto Mendes, Baptista Siqueira, J. Penalva, Henrique de Curitiba e Carmo Bartoloni. Elas foram compostas sobre textos de poetas como Machado de Assis, Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Helena Kolody, Mario Quintana, Theodomiro Tostes, Jayme Griz, Cassiane Ruan, entre outros.

FICHA TÉCNICA:

Concepção e direção artística: Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer
Arranjos: Fernando Mattos
Sopranos: Candice Mascarello, Clarice Bourscheid e Luciana Kiefer
Viola de arco e Rabeca: Gabriela Vilanova
Violão decacorde e Viola caipira: Fernando Mattos

 

INTEGRANTES:

Clarice Bourscheid é cantora lírica licenciada em Música com ênfase em Canto pela UFRGS, especialista em Pedagogia da Arte pela Faculdade de Educação da mesma instituição e Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Foi professora de Canto do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul - UCS. Atualmente é doutoranda em educação pela FACED da UFRGS, trabalha com formação musical de crianças e adultos na Escola Despertar e realiza recitais com repertório de câmara e operístico. Faz aprimoramento vocal com a soprano Luciana Kiefer e com a fonoaudióloga Ligia Motta. Frequenta cursos de canto lírico com a soprano Patrizia Morandini, em Florença (Itália).

Luciana Kiefer é cantora lírica e professora de canto da UFRGS, onde criou o projeto “Ópera na UFRGS”, do qual é diretora vocal desde 2012. É diretora artística (musical e cênica) e responsável pela criação dos roteiros, diálogos, cenários e figurinos da série “O Resumo da Ópera”, do Palácio da Justiça, desde 2013, onde já produziu 10 óperas. Tem cantado repertório camerístico, orquestral e operístico no Brasil, Portugal, e Itália, onde realiza aperfeiçoamento vocal com Patrizia Morandini. Nos últimos anos protagonizou as óperas "Il Tabarro", "La Traviata", "La Bohème" e "I Pagliacci". Atua na estreia de obras de autores contemporâneos e na divulgação da canção brasileira de câmara.

Candice Rybu Mascarello é cantora lírica com bacharelado em Canto pela nal Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP/PR (2003). Estudou com a conceituada cantora Neyde Thomas e aprimorou-se com renomados maestros do Brasil e exterior, como Thomas Salgó e Adreas Hérm Baumgartner. Pela Fundação Cultural de Curitiba protagonizou “Madama Butterfly” e “Suor Angelica”, de Puccini e “Colombo” de Carlos Gomes. Com o Memorial do Judiciário Gaúcho criou o projeto Terças Líricas” e a série O Resumo da Ópera” juntamente com Luciana Kiefer, com quem divide a direção artística. Atuou também como atriz, professora de dança e psicóloga.

Doutor em Composição, Fernando Lewis de Mattos é professor do Departamento de Música da UFRGS, compositor e arranjador com trabalhos para diferentes formações vocais e instrumentais, participação em trilhas sonoras para teatro, vídeo e cinema e produção de material sonoro para exposições. Também se dedica à pesquisa e interpretação de música antiga e contemporânea através de instrumentos de cordas pinçadas (diferentes tipos de alaúde, viola e violão), com atuação em recitais solo, grupos de câmara e orquestras barrocas. Como instrumentista, arranjador e compositor, tem participação em vários trabalhos premiados.

Gabriela Vilanova é violista formada pela UFRGS. Estudou na musikakademie der stadt Kassel. Como solista, apresentou-se à frente da OSPA, Unisinos e OCTSP. Desde 2009 é membro da Ospa e participa da Camerata Pampeana, grupos de música instrumental brasileira e música antiga.

Serviço:

Data: 25 de junho de 2017 (domingo)
Hora: 17h
Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do Estado do RS (Riachuelo, 1190)
Informações: Com Luciana Kiefer (lucianakiefer@hotmail.com)
Entrada franca

Fonte: Biblioteca Público Estado RS
Autor: Redação
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br