TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Onde foi parar o dinheiro das contas inativas do FGTS?
   
     
 


16/06/2017

Onde foi parar o dinheiro das contas inativas do FGTS?
Levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS mostra que população priorizou investimento em bens duráveis com altas expressivas dos ramos de material de construção e veículos

A expectativa a partir da liberação de recursos financeiros de contas inativas do FGTS que poderia ser de diminuição dos índices de inadimplência, não se concretizou. Ao invés disso, o que os números mostram foi um incremento em setores econômicos que estavam estagnados nos últimos meses. A constatação é do levantamento mensal realizado pela FCDL-RS, a partir de dados do IBGE.

- Esse foi o terceiro mês consecutivo que as vendas do comércio varejista gaúcho apresentaram crescimento. Em março a alta foi de 6,36% na comparação com o mesmo mês do ano passado. A expansão, acima do esperado, foi fortemente influenciada pelo uso de dinheiro novo no mercado por conta do saque das contas inativas do FGTS. Isto era esperado, mas não com tamanha intensidade, uma vez que a expectativa geral era que os consumidores beneficiados com o fundo de garantia priorizassem a quitação de dívidas em atraso - afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Um dos fatores que causou esse fenômeno é que quem retirou FGTS inativo não era predominantemente inadimplente. Confirmando a preferência dos consumidores pela aquisição de bens duráveis a partida de ganhos extras, foram exatamente estes grupos de produtos que alavancaram as vendas varejistas gaúchas As altas mais expressivas foram nos ramos de material de construção (8,8%), veículos (14,6%), informática & comunicação (11,5%), móveis & eletrodomésticos (15,35%) e artigos do vestuário & calçados (18,08%). Pelo lado oposto, as quedas de vendas ficaram concentradas nos supermercados (-10,48%) e farmácias (-3,71%).

Fonte: Imprensa FCDL/RS
Autor: Marcelo Matusiak
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Construção foi um setor beneficiado (Guilherme Gargioni)


Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br