TV CONSUMIDOR Masper TV ONLINE TOP Consumidor NOTÍCIAS RECOMENDAMOS QUEM SOMOS CONTATO  
Professor da FEA-USP cria portal para ensino de finanças
   
     
 


05/11/2009

Professor da FEA-USP cria portal para ensino de finanças
Portal gratuito foi desenvolvido pelo professor Rafael Paschoarelli Veiga para ajudar professores e estudantes de finanças, contabilidade e economia, mas pode ser útil a investidores e profissionais

O professor de finanças Rafael Paschoarelli Veiga, do Departamento de Administração da FEA-USP, tem um sonho: quer ajudar o maior número possível de professores e estudantes de economia, finanças e contabilidade de todo o Brasil a unir os conhecimentos científicos dessas disciplinas à prática das empresas e dos mercados financeiros.

Com esse objetivo em mente, Paschoarelli criou o portal especializado www.comdinheiro.com.br, que apesar do nome não cobra nada para oferecer mais de duas mil séries de dados financeiros, entre elas cotações históricas de preço de todas as empresas listadas em bolsa, demonstrações financeiras (atuais e passadas), séries de dados de taxas de juros, cotações das principais moedas e programas de cálculos que permitem fazer simulações nas áreas de mercado de capitais, previdência privada, financiamentos, aplicações de renda fixa, ações, opções, mercado futuro e risco. Tudo em um portal com capacidade de conexão de milhares de usuários por dia, interface para softwares como a planilha Excel e que permite acesso via celular.

Finalidade didática

A finalidade principal do portal é didática. Relativamente fácil de usar, possui páginas de ajuda sobre as várias ferramentas de cálculo e análise oferecidas. Para usar o portal, basta fazer um simples registro em que se pede nome e e-mail do interessado.

Desde fevereiro desse ano, quando foi lançado, o www.comdinheiro.com.br já conseguiu cerca de três mil usuários cadastrados. Os dados do portal são particularmente úteis para estudantes de graduação na hora de fazer o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou adaptar modelos econométricos que dependem de longas séries de dados.

O professor Paschoarelli, como é mais conhecido, conta que teve a ideia de criar o portal ao passar exercícios para seus alunos e quando preparava aulas. Nessas ocasiões, sentia uma carência grande de informações estruturadas, ordenadas, confiáveis, sobre demonstrações financeiras. “Eu percebia que essas informações existiam de maneira esparsa ou não amigável. Além disso, quando existiam, era preciso pagar para usá-las. O professor ficava com as mãos amarradas, porque falava teoricamente para os alunos, mas não conseguia mostrar valores e grandezas da empresa analisada”, lembra.

Disposto a resolver esse problema, Paschoarelli fez o portal. “Antes, se o professor queria mostrar que determinada empresa era mais alavancada que outra, tinha dificuldade de provar isso aos alunos de maneira rápida. Agora, ele entra no portal e, logo na primeira página, consegue digitar o nome da empresa e acessar todas as demonstrações financeiras publicadas e já analisadas, com possibilidade de download sem qualquer custo”, explica.

O sistema desenvolvido pelo professor Paschoarelli também pode ser acessado por outros usuários. Investidores, por exemplo. “Tenho certeza que um efeito colateral positivo será o uso do portal por pessoas que fazem transações nos mercados financeiros. O conhecimento que existe no portal contribui para a formação de mercados mais eficientes, do ponto de vista informacional. As pessoas vão ter mais certeza do que estão fazendo porque já estudaram antes”, afirma o professor. Na opinião dele, hoje no mercado há muita assimetria de informações. “Alguns sabem muito, outros sabem pouco”, defende.

Pessoas físicas podem igualmente usar o portal para calcular o valor da prestação de um carro, escolher um sistema de amortização de um financiamento imobiliário (SAC ou tabela price) ou saber qual é o valor para a quitação antecipada de uma dívida.

O portal possui ferramentas para determinação do risco em carteiras de renda variável, entre elas modelos sofisticados como Value at Risk de ações e opções, gregas de opções e o modelo de Markovitz para o cálculo de risco de carteiras de investimentos. “Isso pode ajudar as pessoas que estão entrando na bolsa a se prepararem melhor”, explica Paschoarelli.

O www.comdinheiro.com.br mostra gráficos de qualquer série de dados e faz comparações. “As saídas gráficas são um grande diferencial do portal. Existem saídas que comparam, por exemplo, dólar com juros, dólar com CDI, euro com CDI, euro com Ibovespa ou qualquer ação da BM&FBovespa”, diz Paschoarelli.

Paschoarelli admite que já gastou mais de mil horas no portal. Além de professor de finanças, ele é engenheiro e sabe programar. Conta ainda com uma equipe de estagiários que o ajuda na coleta e organização dos dados. “Financeiramente isso não dá retorno (pode ser que um dia dê), mas dá a satisfação de saber que mais pessoas estão aprendendo finanças”, revela. Só recentemente o portal começou a vender espaço públicitário. A receita será usada na introdução de novas ferramentas e no aperfeiçoamento do portal.

Fonte: Printec Comunicação
Autor: Antonio Carlos de Godoy
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

Imprimir Enviar link

   
     
 
Comentários
 0 comentários


   
       
     


     
   
     
   
     
 



























 
     
   
     
 
 
 
     
 
 
     
     
 
 
       

+55 (51) 2160-6581 e 99997-3535
appel@consumidorrs.com.br