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Brasil é segundo maior do mundo em mercado pet
   
     
 


05/11/2009

Brasil é segundo maior do mundo em mercado pet
Sócio-diretor da Pharo, Roger Apolinário, fala sobre crescimento do setor

De onde veio a ideia de empreender neste segmento?

Roger Apolinário: Tudo começou em 2004, época que eu estava estudando no exterior e tive minha atenção voltada para o mercado pet. Pesquisei sobre esse setor mercadológico em diferentes lugares, como Brasil, Estados Unidos e Europa em geral. Para a minha surpresa, percebi que era um mercado em crescimento e pouco explorado, principalmente em relação ao atendimento, qualidade e segurança para os animais. E então, aproveitando esta oportunidade de mercado, criei a Pharo. Fabricamos nossos produtos com minucioso cuidado, testando-os antes de serem produzidos em grandes quantidades, para nos fornecer a confirmação de que o cliente está recebendo um produto fabricado com materiais de alta qualidade e que proporcionarão bem estar e segurança aos pets.

O mercado brasileiro já está preparado para tantas novidades?

RA: Acredito que sim, afinal o mercado brasileiro é o segundo maior no mundo se tratando de produtos para pets. Hoje as pessoas almejam, primeiramente, conforto e segurança para seus animais de estimação e desejam investir um preço justo para proporcionar tranqüilidade a eles. É preferível comprar um produto com o preço um pouco elevado, mas que possua uma qualidade superior e que tenha uma vida útil maior. Pois, despender um pequeno valor em algum produto que necessite ser substituído em um período menor, acabará ocasionando maiores gastos. O objetivo da Pharo é desenvolver acessórios, para pets, com um alto nível de qualidade, pois não queremos que o mesmo cliente compre uma cama por mês. A não ser que ele tenha uma casa na praia, uma no campo, uma em outra cidade, ou que simplesmente troque a cama de seu animal de estimação por outra que tenha um design ou cor que lhe agrade mais.

Encontrar bons fornecedores que pratiquem preço acessível e prazo de entrega hábil é uma tarefa fácil? Como é o processo de escolha dos mesmos?

RA: Encontrar um bom fornecedor, que apresente um preço justo e matéria-prima de alta qualidade, é bem difícil. Estamos no mercado há três anos e ainda continuamos procurando, rotineiramente, fornecedores que possam se enquadrar nos padrões de qualidade da Pharo. Isso porque o processo de escolha de um fornecedor que pode parecer simples, mas, na verdade, é muito mais complexo do que parece. Vou dar o exemplo de uma importadora de tecidos. Primeiro os tecidos são pré-selecionados, é necessário encontrar cores, texturas que sejam compatíveis com o que buscamos e tenham boa qualidade. Se os tecidos apresentarem os primeiros quesitos, são compradas "amostras" que passam por uma segunda avaliação de durabilidade e apresentação. É um processo criterioso e essencial para mantermos a excelência de nossos produtos. Com esses processos também evitamos muitos dos possíveis problemas nas vendas, pois quanto maior a qualidade da matéria prima maior a qualidade do produto final.

Há quanto tempo a Pharo ingressou no mercado?

RA: A idéia surgiu em 2004, porém, apenas em 2006 montamos a Pharo. E somente entramos no mercado definitivamente em 2007.

Neste tempo de abertura de empresa, conquista de clientes, quantos por cento a empresa já cresceu?

RA: Nesses três anos de mercado ela cresceu aproximadamente de 30 a 40%. E cada ano que passa, conseguimos observar um aumento muito considerável desses números.

Encontrar bons canais de venda (ou PDV) é difícil? Quantos PDV hoje vendem produtos Pharo?

RA: Nós trabalhamos basicamente com a venda direta para lojas do ramo pet. Não é fácil encontrar pontos de venda que atendam os requisitos para comercialização dos produtos Pharo. Afinal, é indispensável que a loja seja adequada para atender o perfil do público que consome os nossos produtos. Dentro de uma imensidão de lojas nesse setor nosso próprio produto acaba selecionando os pontos de venda. Por ser um produto de luxo, e por ter um valor diferenciado, apenas as lojas bem equipadas e com vendedores de qualidade acabam se identificando com a marca. Uma coisa essencial para um PDV da Pharo é que o vendedor entenda e saiba explicar sobre os produtos que está comercializando, por isso oferecemos um treinamento que é dado no próprio ponto de venda para explicar os produtos Pharo e apresentar argumentos de venda. A Pharo comercializa seus produtos para todo o Brasil, então temos um grande número de PDVs, sendo difícil dizer ao certo a quantidade. Sem contar que iniciaremos, em breve, a comercialização pelo nosso site www.portalpharo.com.br. E também, já estamos em negociação com o Chile para iniciarmos as vendas da Pharo em um mercado internacional.

Existe uma política de treinamento para que os vendedores entendam a linguagem e o perfil dos produtos Pharo?

RA: Por estarmos localizados em São Paulo, o treinamento é oferecido para as lojas do estado. Porém, pensando em atender melhor a todos os clientes, estamos confeccionando uma cartilha que vai conter tudo que os pontos de venda e os vendedores precisam saber. Como quais os diferenciais dos produtos Pharo, pois não é apenas um produto para animais, é muito mais que isso. Vendemos uma nova maneira de cuidar dos animais.

Mesmo trabalhando com produtos feitos com matérias-primas mais caras, melhor acabamento e mais valor agregado, é possível praticar preços competitivos?

RA: É possível sim, pois o objetivo da Pharo não é somente lucrar com a comercialização de seus produtos, fazendo os donos dos pets despenderem fortunas, queremos, também, conquistar os amantes de animais com nossos produtos. A acessibilidade dos nossos preços fica clara quando pensamos em qualidade e vida útil, afinal de contas, não se fará necessária uma substituição rápida do produto, devido a sua durabilidade. E também, a tranquilidade de ter adquirido algo com alto grau de qualidade e segurança para seu pet, acaba sendo mais importante do que o valor comercial do produto.

A crise econômica mundial afetou o desempenho dos negócios da Pharo?

RA: Não diretamente, claro que nós tivemos que nos adequar a situação, mas não afetou o desempenho dos negócios. Pelo contrário, só ajudou a nos prepararmos para uma nova realidade. As lojas do ramo diminuíram o volume dos pedidos, mas isso abriu a porta para que novas lojas entrassem no mercado, e fez com que o desempenho não fosse afetado. A crise veio promover uma situação de "parceria", ou seja, um tinha que ajudar ao outro para que ninguém saísse prejudicado.

Participar de feiras internacionais aumenta as vendas? Em quantos por cento?

RA: O custo para estar numa feira internacional é muito alto, porém é compensado com o aumento das ventas. Porém o mais importante das feiras é a consolidação da marca que elas proporcionam. Falando em termos de volume, chega a ser quatro vezes maior do que o volume de um mês de vendas.

Como andam as negociações para se conseguir as autorizações das companhias aéreas para liberação dos produtos Pharo nas aeronaves?

RA: Estamos evoluindo, é difícil e burocrático iniciar uma ação como esta, mas está tudo direcionado. Acreditamos que antes do mês de dezembro nossos transportes já estarão homologados para entrar nas principais companhias aéreas do País. Estamos evoluindo, é difícil você começar a fazer uma coisa nova, mas estamos evoluindo acredito que antes de Dezembro nossos transportes já estejam homologados para entrar nas principais companhias aéreas do País.

Vocês têm investido em publicidade?

RA: A Pharo já investiu muito em publicidade, até porque como dizem: a propaganda é a alma do negócio. Costumávamos fazer revistas do meio pet, mas nesse segundo semestre deixamos as campanhas em stand by justamente porque penso em fazer revistas de outros segmentos. Estamos montando um planejamento de mídia para o ano que vem, quando dividiremos com todas as revistas que temos interesse. Muito em breve estaremos com campanhas na televisão, mas isso ainda é segredo. A forma que faremos e onde, ainda esta sendo estudado.

A Pharo investe em assessoria de imprensa. Por terem produtos sempre inovadores e de luxo, como é aceitação das notícias pela imprensa?

RA: Na verdade não é apenas uma assessoria de imprensa, é uma amizade (parceria?). Pois para a empresa que nos assessora, mais do que expor na mídia eles se preocupam com o sucesso da Pharo. Cada matéria é feita com todo o cuidado e atenção para como será exposta a imagem da empresa, cada projeto é exclusivo e diferenciado. A aceitação das noticias pela imprensa tem sido ótima! Até porque hoje em dia todos têm um animal de estimação.

Quais são os planos futuros de expansão da empresa?

RA: Estamos fechando negócio para vendermos nossos produtos através de uma das maiores empresas varejistas do Brasil, que vende seus produtos pela internet, pela televisão, e por lojas próprias espalhadas pelo Brasil. Ainda não posso falar o nome da empresa para evitar que a concorrência bata na porta deles antes do contrato ser assinado. Além de estarmos aumentando nosso leque de produtos e de clientes. Acho que o principal é sempre estar inovando, se seu negocio deu certo, é necessário inovar, pois a concorrência é grande, temos que nos destacar na qualidade, no atendimento e onde mais for possível. Os planos da Pharo sempre andam em segredo, pois a concorrência chega até vir na Pharo como quem não quer nada para saber de nossos planos. Também estamos montando um centro de distribuição de nossos produtos para entrarmos no mundo do e-commerce , que em breve estará no ar.

Fonte: Drummond Comunicação
Autor: Victor Drummond e Pamela Reis
Revisão e edição: Jaqueline Crestani

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